Alimentos saudáveis para pacientes com doença renal
Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.
Conhecer a constituição dos alimentos é um fator de máxima importância. Estes são constituídos pelos seguintes Macro-nutrientes: Hidratos de Carbono, Lípidos, Proteínas e Micro-nutrientes.
Os investigadores descobriram mais ligações entre as doenças crónicas, inflamações e "super alimentos" que podem prevenir ou proteger contra a oxidação dos ácidos gordos indesejáveis, uma condição que ocorre quando o oxigénio no seu corpo reage com as gorduras no sangue e as suas células. A oxidação é um processo normal para a produção de energia e muitas reacções químicas no corpo, mas a oxidação excessiva de gorduras e colesterol criam moléculas conhecidas como radicais livres que podem danificar as membranas celulares, proteínas e genes. A doença cardíaca, cancro, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras doenças crónicas e degenerativas têm sido associados a danos oxidativos.
No entanto, os alimentos que contêm antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e protegem o corpo. Muitos dos alimentos que protegem contra a oxidação são incluídos na dieta renal e fazer escolhas excelentes para pacientes em diálise ou pessoas com doença renal crónica (DRC). Comer alimentos saudáveis, trabalhando com um nutricionista renal e seguir uma dieta renal composta de alimentos amigos dos rins é importante para as pessoas com doença renal porque eles experimentam mais inflamação e têm um maior risco de doença cardiovascular.
Aqui estão os 15 melhores alimentos com antioxidantes que você pode querer incluir na sua dieta - rim saudável.
1. Pimentão vermelho
1/2 chávena de pimentão vermelho = 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 10 mg defósforo.
Pimentões vermelhos são pobres em potássio e ricos em sabor, mas essa não é a única razão pela qual eles são perfeitos para a dieta renal. Estes vegetais saborosos também são uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A, bem como a vitamina B6, o ácido fólico e fibras. Pimentão vermelho é bom para si, pois contém licopeno, um antioxidante que protege contra alguns tipos de cancro.
Para incluir pimentões vermelhos na dieta renal, pode comê-los crus num lanche ou aperitivo, ou misturá-los em atum ou salada de frango e servir com biscoitos ou pão. Também pode assar pimentos e usá-los como uma cobertura em sanduíches ou saladas de alface, pique-os para uma omelete.
2. Repolho
1/2 chávena repolho verde = 6 mg de sódio, 60 mg de potássio, 9 mg de fósforo.
A crucíferos vegetal, repolho, está cheio de fitoquímicos, compostos químicos em frutas ou vegetais que quebram os radicais livres antes que possam causar danos. Muitos fitoquímicos são também conhecidos para proteger e lutar contra o cancro, assim como promover a saúde cardiovascular. Sulforafano, um fitoquímico em vegetais crucíferos, pode prevenir ou parar o crescimento de células do cancro de pulmão, cólon, mama, bexiga, próstata e ovário.
Ricos em vitamina K, vitamina C e fibras, o repolho é também uma boa fonte de vitamina B6 e ácido fólico. Baixo teor de potássio e de baixo custo, é uma adição acessível para a dieta renal.
Repolho cru faz um óptimo complemento para a dieta de diálise como salada de repolho ou cobertura para peixe.
3. Couve-flor
1/2 chávena de couve-flor fervida = 9 mg de sódio, 88 mg de potássio, 20 mg de fósforo.
Outro vegetal crucífero, couve-flor, é rica em vitamina C e uma boa fonte de folato e fibras. Também está cheio de indóis, glucosinolatos e tiocianatos - compostos que ajudam o fígado neutralizar substâncias tóxicas que podem danificar as membranas celulares e DNA.
Pode adicionar a couve-flor a uma salada de vapor ou ferva-a e tempere com especiarias como açafrão, caril em pó, pimenta e ervas. Pode fazer um molho branco, despeje sobre a couve-flor e leve ao forno até ficar macio. Pode ainda emparelhar couve-flor com macarrão ou mesmo puré de couve-flor como substituto para o puré de batatas na dieta da diálise.
4. Alho
1 dente de alho = 1 mg de sódio, 12 mg de potássio, 4 mg de fósforo.
Alho ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana sobre os dentes, reduz o colesterol e reduz a inflamação. Comprá-lo fresco, engarrafado, picada ou em pó, e adicioná-lo à carne, legumes ou massas. Também pode assar uma cabeça de alho e espalhe sobre o pão. O alho fornece um sabor delicioso e alho em pó é um óptimo substituto para o sal na dieta de diálise.
5. Cebolas
1/2 chávena de cebola = 3 mg de sódio, 116 mg de potássio, 3 mg de fósforo.
Cebola, um membro da família Allium, é um ingrediente básico em muitos pratos cozinhados, contém compostos de enxofre, que lhe dão o seu cheiro pungente. Mas, além de o fazer chorar, a cebola também é rica em flavonóides, especialmente a quercetina, um antioxidante poderoso que trabalha para reduzir as doenças cardíacas e protege contra muitos tipos de cancro. As cebolas são pobres em potássio e uma boa fonte de cromo, um mineral que ajuda com carbohidratos, gorduras e proteínas metabolismo.
Para as pessoas que seguem uma dieta renal, basta adicionar mais sabor aos alimentos, tente usar uma grande variedade de cebola, incluindo branca, amarela, castanha, roxa e outras. Pode comer cebola crua em hambúrgueres, sanduíches e saladas, cozinhá-la e usar como uma cobertura caramelizada ou frite-a em anéis de cebola.
6. Maçãs
Uma maçã média com a pele = 0 de sódio, 158 mg de potássio, 10 mg de fósforo.
As maçãs são conhecidas por reduzir o colesterol, evitar a obstipação, a protecção contra a doença cardíaca e reduzir o risco de cancro. Ricas em fibras e anti-inflamatório compostos, uma maçã por dia pode realmente manter o médico longe. Boa notícia para as pessoas com doença renal que já têm a sua quota de consultas médicas.
A maça é a grande vencedora da dieta renal. Com maçãs versáteis, pode comê-las cruas, fazer maçãs assadas, maçãs guisadas, transformá-las em molho de maçã, ou usar numa sobremesa, como torta de maçã ou um bolo de maçã. Também pode bebe-las como sumo de maçã ou cidra de maçã.
7. Arandos
• 1/2 chávena de sumo de arando = 3 mg de sódio, 22 mg de potássio, 3 mg de fósforo
• 1/4 chávena de molho de arando = 35 mg de sódio, 17 mg de potássio, 6 mg de fósforo
• 1/2 chávena de arandos = 2 mg de sódio, 24 mg de potássio e 5 mg de fósforo
Estes frutos saborosos são conhecidos por protegerem contra infecções da bexiga, impedindo a aderência de bactérias à parede da bexiga. De um modo semelhante, arandos também protegem o estômago de bactérias causadoras de úlcera e proteger o revestimento do tubo gastrointestinal (GI), a promoção da saúde gastrointestinal. Os arandos também foram mostrados para proteger contra o cancro e doenças cardíacas.
Sumo de arando e molho de arando são os produtos de arando mais consumidos. Também pode adicionar arandos secos a saladas ou tê-los para um lanche.
8. Mirtilos
• 1/2 chávena de mirtilos frescos = 4 mg de sódio, 65 mg de potássio, 7 mg de fósforo.
Mirtilos são ricos em fitonutrientes antioxidantes chamados antocianidinas, que lhes dão a cor azul, e eles estão a destruir os compostos naturais que reduzem a inflamação. Os mirtilos são uma boa fonte de vitamina C; manganês, um composto que mantém os ossos saudáveis e de fibra, e também podem ajudar a proteger o cérebro de alguns dos efeitos do envelhecimento
Comprar mirtilos frescos, congelados ou secos, e misturá-los com cereais, coberto com chantilly no topo, num smoothie de frutas ou fazer muffins de mirtilo, bolo de mirtilo fresco ou torta de mirtilo. Também pode beber sumo de mirtilo.
9. Framboesas
• 1/2 chávena de framboesas = 0 mg de sódio, 93 mg de potássio, 7 mg de fósforo.
As framboesas contêm um fitonutriente chamado ácido elágico, que ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo para evitar danos às células. Eles também contêm flavonóides chamados antocianinas, antioxidantes que lhes dão sua cor vermelha. Uma excelente fonte de manganês, vitamina C, ácido fólico e de fibra, uma vitamina B, framboesas podem ter propriedades que inibem o crescimento de células do cancro e a formação do tumor.
Adicionar framboesas em cereais, puré e adoçá-los para fazer um molho de sobremesa ou adicioná-los ao molho vinagrete. Também pode beber sumo de framboesa.
10. Morangos
1/2 chávena de morangos frescos (5 morangos médios) = 1 mg de sódio, 120 mg de potássio, 13 mg de fósforo.
Os morangos são ricos em dois tipos de antocianinas e fenóis: elagitaninos. Anthocyananins morangos são o que dão a cor vermelha e são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as estruturas celulares do corpo e prevenir o dano oxidativo. Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e manganês e uma boa fonte de fibra. Eles são conhecidos por fornecer uma protecção cardíaca, bem como os componentes de anti-cancro e anti-inflamatória.
Coma morangos com cereais, batidos ou salada, fatia e servi-los frescos. Se você quiser uma sobremesa mais elaborada, você pode fazer pudim de morango ou sorvete ou puré.
11. Cerejas
1/2 chávena de cerejas frescas = 0 mg de sódio, 160 mg de potássio, 15 mg de fósforo.
As cerejas ajudam a reduzir a inflamação, quando ingeridos diariamente. Também são antioxidantes e fitoquímicos e protegem o coração.
Comer cerejas frescas num lanche, fazer uma torta de cereja, bolo de café cereja, queijo fresco ou cereja. Molho de cereja pode ser saboroso servido com cordeiro ou porco.
12. Uvas vermelhas
1/2 chávena de uvas vermelhas = 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 4 mg de fósforo.
As uvas vermelhas contêm vários flavonóides que lhes dão sua cor avermelhada. Os flavonóides ajudam a proteger contra a doença cardíaca, evitando a oxidação e a redução da formação de coágulos sanguíneos. Resveratrol, um flavonóide encontrado nas uvas, também pode estimular a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar as células musculares dos vasos sanguíneos para aumentar o fluxo de sangue. Estes flavonóides também fornecem protecção contra o cancro e prevenir a inflamação . Fitoquímicos em uvas, vinho e sumo de uva têm sido extensivamente estudados desde a descoberta de que os franceses têm taxas muito mais baixas de doença cardíaca , apesar de uma dieta rica em gordura saturada.
Comprar uvas com pele vermelha ou roxa desde o seu teor de antocianinas é maior. Congelá-las para comer num lanche ou para saciar a sede para aqueles numa restrição de líquidos para a dieta de diálise. Adicionar uvas a uma salada de frutas ou a uma salada de frango.
13. Clara de ovo
2 claras de ovo = 7 gramas de proteína, 110 mg de sódio, 108 mg de potássio, 10 mg de fósforo.
A clara de ovo é proteína pura e proporciona a mais alta qualidade de proteína com todos os aminoácidos essenciais. Para a dieta renal, a clara de ovo fornece proteína com menor quantidade de fósforo do que outras fontes de proteína, como gema de ovo ou carnes.
Comprar em pó, fresco ou pasteurizado ovos brancos. Fazer uma omelete ou sanduíche de ovo branco, adicione as claras de ovos pasteurizados para fazer lanches, ovos cozidos ou acrescentar o branco dos ovos cozidos a uma salada de atum ou salada para adicionar proteína extra.
14. Peixe
3 oz (cerca de 85 gr) salmão selvagem = 50 mg de sódio, 368 mg de potássio, 274 mg de fósforo.
O peixe fornece proteína de alta qualidade e contém gorduras anti-inflamatórios chamados ômega-3. As gorduras saudáveis no peixe ajudam a combater doenças, como doenças cardíacas e cancro. Os ómega-3 também ajudam a diminuir a lipoproteína de baixa densidade ou LDL, que é o mau colesterol, e aumentar a lipoproteína de alta densidade ou colesterol HDL, o qual é o colesterol bom.
A Associação Americana do Coração e da Diabetes recomendam o consumo de peixe duas ou três vezes por semana. Peixe mais alto em ômega-3 incluem atum, arenque, cavala, truta arco-íris e salmão.
15. Azeite de oliva
1 colher de sopa de óleo de oliva = menos de 1 mg de sódio , menos de 1 mg de potássio, 0 mg de fósforo.
O azeite é uma grande fonte de ácido oleico, um ácido graxo anti-inflamatório. A gordura monoinsaturada do azeite protege contra a oxidação. O azeite é rico em compostos antioxidantes e polfenóis que previnem a inflamação e oxidação.
Estudos mostram que populações que utilizam grandes quantidades de azeite em vez de outros óleos têm taxas mais baixas de doenças cardíacas e cancro.
Comprar azeite virgem ou extra virgem, porque eles são mais elevados em antioxidantes. Use azeite de oliva para fazer molho para salada, na culinária, para mergulhar o pão ou para marinar vegetais.
Converse com seu nutricionista sobre a incorporação desses 15 melhores alimentos para uma dieta renal no seu plano de alimentação saudável. Tenha em mente que estes alimentos são saudáveis para todos - incluindo os membros da família e amigos que não têm doença renal ou não estão em diálise (hemodiálise, diálise peritoneal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário