O QUE É METÁSTASE ÓSSEA OU CÂNCER METÁSTATICO?
O câncer metastático é o câncer que se espalhou a partir da parte do corpo onde se iniciou (chamado local primário) para outras partes do corpo.
Quando as células se soltam de um tumor cancerígeno, podem migrar para outras áreas do corpo através da corrente sanguínea ou através do sistema linfático. Na maioria das vezes, as células cancerígenas que se soltam entram na corrente sanguínea. De lá, elas podem chegar a algum órgão ou tecido.
As células cancerígenas também pode migrar através do sistema linfático. Este sistema inclui linfonodos e vasos linfáticos. s vasos linfáticos são muito parecidos com os vasos sanguíneos, exceto por transportarem um fluído claro chamado linfa de volta para o coração. As células cancerígenas que se locomovem através do sistema linfático geralmente chegam aos linfonodos, mas também podem se espalhar para outros órgãos.
Muitas das células cancerígenas que se soltam do tumor original morrem sem provocar nenhum problema. Algumas, no entanto, se fixam em uma nova área. Lá, elas começam a crescer e a formar novos tumores. Este espalhamento do câncer para uma nova parte do corpo é chamado metástase.
Mesmo quando o câncer se espalhou de uma parte do corpo para outra, ainda é denominado por aquela parte do corpo onde se iniciou. Por exemplo, se o câncer de próstata se espalhou para os ossos, ainda é chamado de câncer de próstata. Se o câncer de mama se espalhar para os pulmões, ainda é câncer de mama, não câncer de pulmão.
Algumas vezes os tumores metastáticos são encontrados por testes que são realizados quando o câncer primário é diagnosticado pela primeira vez. Em outros casos, a metástase é encontrada primeiro, levando o médico a procurar pelo local onde o câncer se iniciou. Quando os médicos não descobrem onde é o local do câncer primário, este é chamado de câncer primário desconhecido.
Algumas vezes, nenhuma metástase é observada quando o câncer é encontrado pela primeira vez. Ao invés, elas são encontradas depois, apor o paciente ter sido tratado e considerado livre do câncer. Quando um câncer volta após tratamento, é chamado de recorrência. Quando volta como metástases, é chamado de recorrência distante. Para haver recorrência do câncer como doença metastática, algumas células cancerígenas precisam ter se soltado do tumor primário antes do tratamento ser concluído. Estas células percorrem o corpo e começam a crescer em novos lugares. Tipos diferentes de câncer tendem a se espalhar para locais diferentes, mas os locais mais comuns de recorrência distante incluem ossos, fígado e os pulmões.
Fonte: http://www.espacodevida.org.br/topicos-de-saude-interna.php?id=294
Nenhum comentário:
Postar um comentário