sábado, 11 de fevereiro de 2017

Colangiografia

Colangiografia: como é o exame?


O que é colangiografia?
Colangiografia é um exame que permite a visualização do trajeto da bile desde o fígado até o duodeno e permite identificar eventuais obstruções dos canais por onde a bile passa, bem como outras lesõesestenoses ou dilatação desses ductos. Esses canais podem ser obstruídos por tumores, cálculos biliares, parasitas ou corpo estranho. A colangiografia pode ser endovenosa, endoscópica, intra ou pós-operatória.
Em que consiste cada tipo de colangiografia?
colangiografia endovenosa consiste em administrar um contraste na corrente sanguínea do paciente, o qual será eliminado pela bile. Então serão tomadas imagens em postura ântero-posterior a cada trinta minutos após a injeção do contraste, até o encerramento do exame, a critério médico, as quais permitirão estudar os ductos biliares. A colangiografia endovenosa está indicada quando a vesícula biliar não pode ser observada num colecistograma oral, em pacientes que a tenham previamente retirado ou que apresentem quadros que impossibilitem a absorção do contraste. Pacientes colecistectomizados devem ser mantidos em decúbito direito durante todo o exame. Pacientes que fazem usos de anticoncepcionais ou antibióticos terão as imagens prejudicadas.
colangiografia endoscópica é realizada por meio da introdução, por via oral, de um tubo fino e flexível que porta uma microcâmera em sua extremidade (endoscópio), a qual possibilita a visualização da papila pela qual os ductos biliares, pancreáticos e do fígado desembocam no duodeno. Através dela é introduzida uma delgada cânula, por meio da qual é injetado o contraste radiológico utilizado para estudar os canais biliares e pancreáticos. Esse exame exige um jejum prévio de, no mínimo, seis horas. O paciente deve informar ao médico as medicações que esteja usando, bem como a existência de alergias ou de doenças de que seja portador. Antes do exame, o paciente receberá um sedativo que evitará que ele sinta dor e desconforto. Em seguida, o paciente é deitado em uma mesa radiológica onde será feito o exame, o qual deverá durar entre uma e duas horas. Nesse tempo, o paciente é monitorado em seu ritmo respiratório e frequência cardíaca. O paciente deve comparecer ao exame acompanhado, pois os produtos sedativos que receberá podem impedi-lo de se orientar sozinho. As complicações da colangiografia endoscópica são raras. A mais frequente é a pancreatite, mas podem acontecer também sangramentos, infecções, perfurações intestinais ou reações adversas aos sedativos.
Na colangiografia intra-operatória há a administração de contraste diretamente na árvore biliar durante a cirurgia de remoção da vesícula e são realizadas diversas imagens radiográficas que permitam a visualização dos ductos biliares.
colangiografia pós-operatória é realizada com o objetivo de estudar os ductos biliares após a cirurgia de remoção da vesícula, como forma de diagnosticar e prevenir complicações causadas por cálculos residuais não detectados durante o procedimento cirúrgico. Essa forma de colangiografia exige uma preparação prévia. Durante a cirurgia é deixado no canal biliar principal um tubo em T (tubo de Kehr), pelo qual futuramente será injetado o contraste que permitirá o estudo da árvore biliar após a cirurgia de remoção da vesícula e possivelmente retirar os cálculos por meio de um cateter especial. Este exame chama-se colangiorressonância, quando as imagens são obtidas por meio da ressonância magnética.
Quais são as contraindicações da colangiografia?
As principais contraindicações da colangiografia compreendem os casos de hipersensibilidade ao contraste, infecções do sistema biliar e níveis elevados de creatina e/ou ureia, que denunciam mau funcionamento renal.
ABCMED, 2013. Colangiografia: como é o exame?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/502190/colangiografia+como+e+o+exame.htm>. Acesso em: 11 fev. 2017.

Fonte: http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/502190/colangiografia+como+e+o+exame.htm
Resultado de imagem para o que é uma colangiografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário