Angiografia
A angiografia por cateterismo é uma técnica de raios-X utilizada na avaliação de artérias, veias e órgãos para diagnosticar e tratar bloqueios e outros problemas de vasos sanguíneos. Um radiologista intervencionista realiza o procedimento conhecido como angiografia ou cateterismo. Durante o procedimento, o radiologista insere um tubo fino, chamado de cateter, em uma artéria ou veia a partir de um ponto de acesso. Este pode estar na virilha ou no braço, a localização precisa depende da área do corpo a ser examinada. A substância chamada de agente contrastante é injetada para tornar os vasos sanguíneos visíveis na imagem, por ex., vasos próximos ao joelho (Figura 1) 1, vasos próximos ao coração (Figura 2) 2. O agente é eliminado posteriormente pelos rins através da urina.
Fig. 1: Angiografia por cateterismo de um vaso sanguíneo na região do joelho.
Uma das utilizacões mais comuns dos angiogramas é identificar bloqueios ou estreitamento de vasos sanguíneos que podem interferir no fluxo sanguíneo normal em muitas partes do corpo, incluindo o cérebro, coração, abdômen e pernas. Em muitos casos, o radiologista intervencionista pode tratar um vaso sanguíneo bloqueado enquanto o angiograma é realizado sem necessidade de cirurgia.
Seu médico pode recomendar uma angiografia para diagnosticar umavariedade de condições vasculares, incluindo:
- Bloqueios das artérias fora do coração (doença arterial
- Alargamento das artérias (aneurismas)
- Problemas com as veias como trombose venosa profunda, ou coágulos sanguíneos no pulmão (embolia pulmonar)
- Problemas nas artérias que ramificam da aorta (condições do arco aórtico)
- Artérias malformadas (malformações vasculares)
- Condições das artérias dos rins
Angiografia também pode ser realizada com diversas tecnologias, por exemplo, raios-X utilizando sistema de braço-C fixo (Figura 3), tomografia computadorizada (CT) e imagem por ressonância magnética (MRI).
Médicos e fabricantes conhecem estes riscos e fazem tudo o que podem para minimizar a dose de radiaçãoassim como reduzir os riscos envolvidos. Não obstante, mulheres devem sempre informar aos seus médicos ou técnicos de raios-X se existe qualquer possibilidade delas estarem grávidas.
Fig. 2: Captura de imagem cardíaca utilizando um programa especial de baixa dose em equipamento de angiografia por cateterismo.
Fig. 3: Sistema de braço-C fixo
1. Cortesia do Prof. D. Hahn, M.D., Departamento de Radiologia, Universidade de Wuerzburg, Alemanha.
2. Cortesia do Dr. Eberhard Kuon, Cardiologista Intervencionista, Hospital Fränkische Schweiz, Alemanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário