terça-feira, 4 de novembro de 2014

Fratura do colo do fêmur

Fratura do colo do fêmur: o que acontece quando se fratura o fêmur? Como são o diagnóstico e o tratamento? Quais são os cuidados pós-cirúrgicos?


fêmur
fêmur é o osso mais longo, mais volumoso e mais resistente docorpo humano, localizado na coxa, entre o quadril e o joelho. Uma pessoa com 1,80 metro de altura normalmente tem um fêmur de aproximadamente 50 centímetros de extensão e pode, quando normal, suportar uma pressão de até 1.200 Kg por centímetro quadrado. Ele é formado por uma diáfise, a haste longa do osso, e duas epífises, extremidades alargadas por meio das quais articula-se proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia. A extremidade proximal, chamada cabeça do fêmur, é lisa e arredondada e se liga ao corpo do fêmur (diáfise), através do colo do fêmur, que forma um ângulo obtuso com a sua haste. No entanto, quando afetado pela osteoporose (doença que acomete uma grande percentagem de mulheres depois da menopausa, mas que também pode afetar os homens e que consiste num enfraquecimento dos ossos), devido a uma desmineralização que ela acarreta aos ossos, o colo do fêmur pode sofrer fraturas com facilidade.
Fraturas do colo do fêmur
fratura da porção proximal do fêmur (colo do fêmur) e da sua área articular é um dos problemas ortopédicos mais comuns nos idosos, sobretudo em mulheres. O osso pode tornar-se tão enfraquecido que um simples movimento de torção provoca uma fratura patológica. Uma pessoa idosa pode cair e quebrar o quadril, mas em muitos pacientes a queda deve-se a uma fratura precedente. Nesses casos, a pessoa não fratura porque cai, mas cai porque fratura. Ocasionalmente, uma pessoa sadia também pode fraturar o colo do fêmur em razão de um traumatismo violento, mas isso é mais raro.
fratura do colo do fêmur pode ser completa ou incompleta e a linha de fratura pode localizar-se em qualquer nível do osso. Quanto mais horizontal ela for, melhor será o prognóstico do tratamento.
Quais são os sinais e sintomas da fratura do colo do fêmur?
Existe a história prévia de um traumatismo violento ou, pelo menos, a história de uma queda e de uma grande dificuldade ou mesmo impossibilidade de ficar de pé. A perna do lado atingido fica mais curta que a outra e em rotação para fora. Qualquer tentativa de movimentação causa dor intensa.
Como o médico diagnostica a fratura do colo do fêmur?
Em primeiro lugar, o diagnóstico da fratura do fêmur é feito a partir do relato do paciente sobre o evento traumático que a precedeu e pelos sinais e sintomas físicos. A radiografia mostrará o tipo de fratura (se completa ou incompleta) e se houve ou não luxação da articulação coxofemoral.
Como o médico trata a fratura do colo do fêmur?
O tratamento da fratura do colo do fêmur é cirúrgico, precedido de uma tração que visa recolocar no lugar as partes ósseas afetadas, as quais devem, em seguida, serem fixadas por meio de pinos ou parafusos. Desde o primeiro dia, o paciente pode assentar-se na cama ou numa poltrona e deve começar a andar o mais cedo possível, mesmo que de início usando muletas, as quais podem ser completamente abandonadas ao final da segunda semana. Pessoas idosas devem ser especialmente cuidadas quanto à possibilidade de ocorreremtrombose venosa da panturrilha (“batata” da perna), embolismo pulmonar, pneumonia ou úlceras de decúbito. Se houver outros fatores de risco para essas ocorrências, os anticoagulantes podem ser usados, mas no geral elas podem ser evitadas por outros cuidados, tais como:
  • Deambulação precoce (andar o mais cedo possível).
  • Movimentação adequada das pernas e dos pés.
  • Mudanças frequentes de posição, etc.
Em alguns casos é necessário colocar uma prótese de uma liga de titânio em substituição à cabeça do fêmur.
Em crianças, se não ocorre deslocamento, a fratura do colo do fêmur pode ser tratada por redução fechada e engessamento, mas se há luxação deve-se preferir a fixação interna, com cirurgia.
Quais são as complicações que podem ocorrer nas fraturas do colo do fêmur?
Pode ocorrer qualquer das complicações gerais próprias a todas as fraturas e cirurgias, no entanto são raras. Uma complicação especial que pode ocorrer em alguns casos é a necrose avascular da cabeça do fêmur. Se afratura interrompe o suprimento sanguíneo da cabeça do fêmur, ela pode necrosar. Isto é especialmente frequente em fraturas com luxação. O primeiro indício da necrose normalmente é a extrusão (exteriorização) do parafuso ou a sua separação da cabeça do fêmur. O tratamento é o reposicionamento total da articulação.
Quais são os cuidados a serem tomados após a cirurgia?
  • Nas primeiras semanas após a cirurgia, sempre usar a perna não operada para apoio, ao levantar-se ou subir degraus.
  • Procure usar cadeiras altas para sentar-se e manter sempre as pernas afastadas uma da outra. Não curvar o corpo para frente.
  • Durante algum tempo, não calçar as próprias meias sozinho.
  • Deitar-se do lado contrário ao fraturado e manter sempre um travesseiro entre as pernas.
  • Fazer exercícios com os pés que levem à contração dos músculos das panturrilhas, para ativar a circulaçãovenosa dos membros inferiores, evitando as tromboses.
  • Fazer exercícios orientados por um fisioterapeuta, com o objetivo de conseguir que o paciente levante-se e se mova o mais rápido possível, evitando edematromboseatrofia muscular, contraturas de tecidos moles e osteoporose
ABC.MED.BR, 2013. Fratura do colo do fêmur: o que acontece quando se fratura o fêmur? Como são o diagnóstico e o tratamento? Quais são os cuidados pós-cirúrgicos?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/ortopedia-e-saude/364484/fratura-do-colo-do-femur-o-que-acontece-quando-se-fratura-o-femur-como-sao-o-diagnostico-e-o-tratamento-quais-sao-os-cuidados-pos-cirurgicos.htm>. Acesso em: 4 nov. 2014.

Fonte: http://www.abc.med.br/p/ortopedia-e-saude/364484/fratura+do+colo+do+femur+o+que+acontece+quando+se+fratura+o+femur+como+sao+o+diagnostico+e+o+tratamento+quais+sao+os+cuidados+pos+cirurgicos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário