segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ecocardiograma

Ecocardiograma

O exame de  Ecocardiografia é um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar anomalias morfológicas e funcionais das suas estruturas - câmaras cardíacas (átrios  e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta) – permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração.
O ecocardiograma é um exame não-invasivo, indolor, seguro,  não se conhecendo riscos do seu uso clínico. O ecocardiograma utiliza o ultrasom para examinar o coração. O som é refletido diferentemente por cada parte do coração, produzindo uma complexa série de ecos que podem ser visualizados em forma de uma imagem, que reflete a forma do coração e o modo como está funcionando. É  possível obter imagens em uma dimensão (ecocardiograma modo M) ou em duas dimensões (ecocardiograma bidimensional ou 2D) que permitem avaliar o tamanho, espessura e movimento das diversas estruturas cardíacas. O doppler utiliza igualmente ultrasom mas avalia a direcção e velocidade do fluxo sanguíneo dentro do coração; esta informação é visualizada sob a forma de gráficos (doppler pulsado e continuo) ou a cores (doppler codificado a cores).
Este exame diagnóstico nos permite avaliar os seguintes parâmetros:
• o funcionamento do coração, a função ventricular; o seu tamanho e a espessura das suas paredes.
• o estado das válvulas cardíacas e o seu funcionamento, particularmente o aperto (estenose) ou incompetência valvular, com a quantificação da fuga de sangue.
• o débito cardíaco, isto é, a quantidade de sangue expulso por cada ventrículo num minuto. Como cada ventrículo funciona separadamente é necessário avaliar o débito ventricular esquerdo e o débito ventricular direito.
• Outros diagnósticos possíveis, são: cardiopatias congênitas (tais como a comunicação entre as cavidades esquerda e direita do coração); malformações dos grandes vasos do coração; cardiomiopatias; aneurismas; a presença de trombos intracardíacos e as alterações da membrana que reveste o coração (pericárdio), podem ser diagnosticadas através deste exame.
Não é necessária qualquer preparação específica para a realização deste exame.
O paciente fica deitado, em geral virado para o lado esquerdo. Depois da aplicação de gel no tórax que se destina a facilitar a transmissão do ultrasom  entre a sonda e a pele do doente, obtêm-se várias imagens do coração através de um transdutor que emite e recebe o ultrasom.
Na maioria dos casos o exame dura apenas alguns minutos . 

Fonte: http://www.cedav.com.br/exames.php?exa=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário