quarta-feira, 9 de março de 2022

Herniação e Hipertensão Intracraniana

 

Herniação e Hipertensão Intracraniana

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.



Quadro Clínico

Paciente feminina, 39 anos, portadora de neoplasia cerebral primária operada há seis meses, e em seguimento ambulatorial, é internada por quadro de convulsões de difícil controle. Ainda no pronto-socorro, é verificada anisocoria, e intenso rebaixamento do nível de consciência que leva a paciente a ser intubada. A seguir ela é levada para uma tomografia computadorizada de crânio, que podemos ver nas imagens 1 e 2.



Diagnóstico e Discussão


Podemos ver sinais de craniectomia prévia, e uma grande massa tomando o hemisfério direito cerebral, com muito edema gerando hipoatenuação da substância branca. De mais crítico, observamos nítido desvio da linha média, apagamento do 3o e 4o ventrículos, e sinais de herniação com compressão do tronco cerebral. Sendo assim, temos uma situação emergencial de hipertensão intracraniana (HIC).


A HIC é uma complicação potencialmente devastadora do ponto de vista de lesão neurológica. Ela pode surgir como uma complicação de trauma, de tumores de sistema nervoso central (SNC), de hidrocefalia, e de alteração vascular como em tromboses venosas.


A melhor terapia para a HIC é a resolução da causa objetiva do aumento da pressão. Os exemplos incluem: a evacuação de um coágulo de sangue, a ressecção de um tumor ou uma derivação liquórica para uma hidrocefalia.


Porém diversas medidas gerais devem ser tomadas antes da resolução da causa etiológica para a HIC. Começamos com os cuidados ao intubar (IOT) o paciente, algo que será praticamente uma regra já que temos pacientes extremamente rebaixados do ponto de nível de consciências nessas situações. Deve-se escolher adequadamente de agentes paralisantes (se necessário) e sedação adequada. O pré-tratamento com lidocaína para IOT tem sido sugerida como uma intervenção útil para diminuir o aumento de pressão intracraniana associada com intubação; no entanto, boas evidências clínicas apoiando essa abordagem são escassas. Uma vez sob IOT, é preciso manter os pacientes adequadamente sedados pode diminuir a HIC, reduzindo a demanda metabólica, as assincronias com o ventilador, congestão venosa cerebral, e as respostas simpáticas de hipertensão e taquicardia.


Ainda quanto à ventilação mecânica, ela pode ser usada para reduzir a PaCO2 a 26 a 30 mmHg, o que já foi demonstrado que reduz rapidamente a HIC através de vasoconstrição e de uma diminuição do volume de sangue intracraniano. Uma mudança de 1 mmHg na PaCO2 está associado com uma mudança de 3% no fluxo sanguíneo cerebral. Hiperventilação também resulta em alcalose respiratória, que pode tamponar a acidose pós lesional. O efeito da hiperventilação na HIC é de curta duração (1 a 24 horas). Lembrar também do posicionamento desses pacientes em ventilação mecânica. Historicamente, os pacientes com HIC têm sido posicionados com a cabeça elevada acima do coração (geralmente 30 graus) para aumentar o fluxo venoso. Deve notar-se que a elevação da cabeça pode diminuir a pressão de perfusão cerebral.


Quanto ao manejo hídrico desses pacientes, eles não precisam ter nenhuma restrição severa. Os doentes devem ser mantidos euvolêmicos e normosmolares ou para hiperosmolares. Chega-se a esse resultado evitando aumentar a água livre e empregando fluidos isotônicos. Outros itens bastante empregados são os diuréticos osmóticos. Diuréticos osmóticos reduzem o volume do cérebro extraindo a água livre para fora do tecido e na circulação, onde é excretado pelos rins, desidratando assim o parênquima cerebral. O agente mais comumente utilizado é o manitol. É preparado como uma solução a 20%, e dado como um bolus de 1 g / kg. Doses repetidas podem ser dadas a 0,25 a 0,5 g / kg, conforme necessário, em geral, a cada seis a oito horas. O uso de qualquer agente osmótico deve ser cuidadosamente avaliado em doentes com insuficiência renal. Salina hipertônica em doses de bolus podem agudamente reduzir a HIC; no entanto, o efeito dessa intervenção precoce sobre os resultados clínicos de longo prazo permanece obscuro.


Quanto a medicamentos, há poucas opções. Os glicocorticoides foram associados a um pior resultado em um grande ensaio clínico randomizado de seu uso em traumatismo encefálico moderada a grave. A priori, não há indicação de uso dessas drogas na HIC. Porém há a possibilidade de usar anticonvulsivantes, especificamente os barbitúricos. A utilização de barbitúricos é baseada na sua capacidade de reduzir o metabolismo cerebral e fluxo sanguíneo cerebral, exercendo um efeito neuroprotetor. O pentobarbital é geralmente usado, com uma dose de ataque de 5 a 20 mg / kg, como um bolus, seguido de 1 a 4 mg / kg por hora. A monitorização com EEG contínua é geralmente usada nessa situação.


E ainda temos o manejo da temperatura do paciente. Primeiramente, falaremos sobre febre. Febre aumenta o metabolismo cerebral, e tem sido demonstrado que ela aumenta a lesão cerebral em modelos animais. Portanto, o tratamento agressivo da febre, incluindo dipirona ou paracetamol e refrigeração mecânica é recomendado em pacientes com HIC. Outro ponto é a hipotermia. Primeiro classificada como um tratamento para a lesão cerebral na década de 1950, a hipotermia terapêutica manteve-se um tema controverso no debate relativo à gestão do HIC. Não está recomendado como tratamento padrão para o aumento da pressão intracraniana em qualquer situação clínica.




Bibliografia

Kaye AH. Brain Tumors: An Encyclopedic Approach, 2nd, Churchill Livingstone, New York 2001. p.205.


Wilkins RS. Neurosurgery, 2nd, McGraw-Hill, New York 1996. Vol 1, p.347.



Fonte: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/casos/6544/herniacao_e_hipertensao_intracraniana.htm

Imagem 1 – Tomografia de crânio


Imagem 2 – Tomografia de crânio




Um comentário:

  1. What has your government done to help save you from your financial instability? you strive to survive and yet you hear stories of how your leaders have become terror in your entities... is time to make a different. for will have made money, and we have also come to help you out from your long time of financial suffering. clearing of credit card is made available, software for hacking ATM machines, bank to bank hacking and transfer, change your school grade and become something useful in the society. we also have other form of services such as Facebook hack, whats-app hack, twitter hack, i cloud hack, tracking of smart phones, hacking CCTV, installation of software on desktop and PC, snap-chat hack, Skype hack, wire wire, bitcoin account hack, erase your criminal record and be free for ever. database hack and many more. e-mail: cyberhackingcompany@gmail.com for your genuine hacking services and we shock we your findings.  

    ResponderExcluir