sexta-feira, 18 de março de 2022

Causa das Dores Musculares

 

Causa das Dores Musculares


Por Beatriz Sanches


Dores musculares, ou mialgia, são motivo de reclamação frequente e mais comuns do que se imagina. De acordo com o Ibope, cerca de 63% dos brasileiros sofrem com elas e por pelo menos uma vez a cada três meses.

Já no mundo, uma pesquisa da Global Pain Index, mostrou que elas são mais frequentes na região das costas (92%), seguido de lombar (87%), pescoço (86%) e ombros (83%)

Seja durante a prática de exercícios físicos, esportes ou realizando tarefas que exigem movimentos repetitivos, as dores musculares podem se manifestar de diversas maneiras.

Listamos as 20 principais causas de dores musculares. Confira:


1- Lesões por uso excessivo dos músculos

As fibras musculares podem ser predispostas e propensas a lesões quando a mesma atividade é realizada repetidamente, sem nenhuma variação, como acontece em esportes como futebol, boxe, luta livre, futebol e atletismo.

Músculos não são de ferro! Eles não aguentam tanta pressão por muito tempo. É por isso que deve-se saber a hora de dar uma pausa e descansar, seja no exercício físico ou no trabalho desgastante.


2- Tensão

A tensão muscular é uma condição em que os músculos permanecem semi - contraídos por um longo período de tempo.

Geralmente são causados por ansiedade e estresse, podendo aparecer por alguns breves momentos e desaparecer, durar minutos ou horas antes de relaxar, ou também ficar rígidos, tensos ou dolorosos persistentemente.


3- Acidentes

Bater o carro, cair da bicicleta ou derrubar algo pesado em alguma parte do corpo, por exemplo, são acidentes que podem causar lesões nos músculos, ligamentos, nervos ou até mesmo lesões nas vértebras, o que pode gerar muita dor muscular


4- Má postura

A má postura pode causar dor e tensão muscular, pois posições corporais não naturais pressionam os músculos e os tecidos moles.


5- Entorses e distensões

Apesar de ambas causarem dor e compartilharem sintomas semelhantes, essas lesões envolvem diferentes partes do corpo.

Uma entorse é um rompimento ou alongamento de ligamentos - partes fibrosas que unem os ossos. Os tornozelos são os que mais sofrem entorses.

Já uma distensão é um rompimento ou alongamento de um músculo ou tendão - cordão fibroso que conecta os músculos aos ossos. As distensões são mais comuns nos músculos da parte posterior da coxa e na região lombar.

A dor muscular por uma tensão ou entorse pode ser resultado de uma queda ou um exagero na corrida matinal, por exemplo.


6- Efeitos colaterais de remédios

Certos medicamentos, como os para colesterol (estatinas), e medicamentos quimioterápicos, podem causar mialgias e dores nas articulações, que geralmente desaparecem quando o medicamento é removido.


7- Câimbra

câimbra de um músculo que surge repentinamente e pode dura de alguns segundos a vários minutos.

Ocorre frequentemente nas pernas e por ser geralmente inofensiva, não exige cuidados médicos.


8- Doenças virais

Infecções respiratórias e virais, como resfriados, gripe ou dengue, causam dores musculares. Essas dores são um dos muitos sintomas dessas infecções, que também podem incluir febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, nariz entupido ou fadiga geral.


9- Hipotireoidismo

Quando a glândula tireoide está hipoativa, ela não produz hormônios importantes em quantidades suficientes. Isso perturba o equilíbrio normal das reações químicas no corpo.

Os sintomas mais comuns incluem fadiga, ganho de peso, dores musculares, dores nas articulações, depressão, problemas de fertilidade, entre outros.


10- Fibromialgia

fibromialgia causa uma dor musculoesquelética generalizada. É uma condição neurológica comum (sistema nervoso), que afeta a forma como o cérebro processa os sinais de dor e amplifica as sensações dolorosas.

As áreas doloridas podem pular de uma área do corpo para outra. As mulheres são mais afetadas que os homens, assim como as pessoas com doenças reumáticas. 


11- Lúpus

Essa é uma doença autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca os tecidos e órgãos do corpo (como pele, rins, coração, cérebro, pulmões e etc).

Sensibilidade e dor muscular acometem com frequência as pessoas com lúpus. A natureza inflamatória da doença causa essas dores. Alguns medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar diversos efeitos prejudiciais da condição.


12- Síndrome Compartimental Crônica

Os compartimentos são grupos de tecidos musculares, vasos sanguíneos e nervos nos braços e pernas, cercados por uma membrana chamada de fáscia dura.

A Síndrome do Compartimental Crônica ocorre quando há sangramento ou inchaço dentro de um compartimento, o que pode impedir o fluxo sanguíneo.

Geralmente acontece com mais frequência em atletas e exercícios de impacto repetitivo, como corrida ou ciclismo, que causam dores musculares ou câimbras. 


13- Claudicação

A claudicação é uma dor muscular causada pelo baixo fluxo sanguíneo nos músculos durante exercícios.

Tecnicamente, a claudicação não é uma doença, e sim um sintoma da doença arterial periférica (na qual os vasos que fornecem fluxo sanguíneo para as pernas são estreitados).

O músculo não sente o sangue irrigando e por isso gera a dor, queimação e desconforto.

A condição pode afetar com mais frequência as pernas, quadril, nádegas e a panturrilha.


14- Distonia

É uma doença do sistema nervoso em que os músculos de algumas partes do corpo se contraem involuntariamente (espasmos).

Quando se tem essa condição por períodos prolongados, as contrações dos músculos podem causar muita dor, além de movimentos e posturas anormais.


15- Síndrome da Fadiga Crônica

Essa síndrome é um distúrbio de fadiga extrema, que não melhora com repouso e piora com atividade física ou mental.

Ela é desencadeada por uma combinação de diversos fatores e pode gerar problemas de sono, demora no tempo de recuperação das atividades físicas leves, perda de memória, dores de cabeça, dor nos músculos e articulações.


16- Síndrome de Dor Miofascial

Essa síndrome é uma condição crônica, caracterizada por inflamação e dor na fáscia do corpo (o tecido que cobre os músculos). Geralmente é causada por movimentos excessivamente repetidos ou por tensão relacionada ao estresse.

Ela causa uma dor profunda e dolorosa nos músculos, que persiste ou piora.


17- Polimialgia Reumática

Esse é um distúrbio que causa dor e rigidez muscular, principalmente no pescoço, ombros e quadris. Ela geralmente afeta pessoas acima dos 50 anos.

Muitas pessoas que têm polimialgia reumática também podem possuir arterite de células gigantes, que causa inflamação das artérias do couro cabeludo.


18- Polimiosite

Essa é uma doença inflamatória incomum, que causa fraqueza muscular em ambos os lados do corpo.

A fraqueza muscular associada à polimiosite envolve músculos mais próximos do tronco, como as coxas, ombros e quadris.

Quem possui essa condição tem dificuldade em realizar atividades simples, como levantar objetos, subir escadas, se levantar da cama, etc…


19- Dermatomiosite

Essa é uma doença inflamatória rara, caracterizada por alterações na pele, fraqueza muscular e músculos inflamados.

Ela afeta pequenos vasos sanguíneos e leva à destruição das fibras musculares.

A fraqueza piora gradualmente e envolve os músculos mais próximos do tronco, como os das coxas, braços e quadris.


20- Artrite reumatóide

Esse distúrbio autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca os tecidos do corpo.

A artrite reumatóide afeta o revestimento das articulações e pode danificar vários órgãos e sistemas, como coração, pulmões, pele, vasos sanguíneos, tecido nervoso, etc.

Os principais sintomas são fadiga, inchaço, rigidez e dores musculares.


Fonte e Foto: https://www.sportllux.com.br/blog/causas-da-dor-muscular?gclid=Cj0KCQjw29CRBhCUARIsAOboZbJURWt77lUha4dNAdBJiynCRlD-6zN4Qgclmq1zGIgxVaQUC5LsIPUaAkFjEALw_wcB





Nenhum comentário:

Postar um comentário