sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Hepatite Autoimune



Hepatite Autoimune



    A hepatite autoimune (HAI) é uma doença causada por um distúrbio do sistema imunológico, que passa a reconhecer as células do fígado (principalmente hepatócitos) como estranhas. A partir daí o sistema imune desencadeia uma inflamação crônica, com destruição progressiva do fígado e a formação de cicatrizes (fibrose). Sem o tratamento adequado em tempo, isso pode levar a progressão para cirrose com suas complicações, como varizes de esôfagoascite e encefalopatia hepáticaCirrose biliar primáriacolangite esclerosante primária, colangite autoimune e outras hepatopatias crônicas que têm bases imunológicas, mas que afetam primariamente as células dos canais biliares e têm resposta insatisfatória à corticoterapia são consideradas à parte. Mesmo a HAI é um conjunto com características comuns de doenças diferentes, como pode-se observar pelas manifestações, achados laboratoriais, evolução e resposta ao tratamento tão distintos em grupos populacionais diferentes que o diagnóstico muitas vezes é feito por meio de um sistema de escore (pontuação) e há descrições de subtipos diferentes de hepatites autoimunes, descritos abaixo.
   É uma doença relativamente rara, acometendo cerca de entre 11 e 17 pessoas a cada 100.000. É mais comum em mulheres (3,6 para cada homem) e pode se manifestar em qualquer grupo étnico e faixa etária. A apresentação (surgimento dos sintomas) é geralmente inespecífica, com fadiga, icterícia, náusea, dor abdominal e dores articulares, mas os quadro clínico inicial pode variar desde o paciente completamente assintomático (35-45% dos pacientes) até a falência hepática com encefalopatia. A presença ou ausência dos sintomas, no entanto, não significa necessariamente diferença no estágio da doença - o grau de inflamação do fígado e a presença ou não de cirrose independe da existência de sintomas, que surgirão eventualmente em 70% dos inicialmente assintomáticos.
   Antes do surgimento da corticoterapia (supressão do sistema imunológico com hormônio), estimava-se que 40% dos pacientes com doença severa faleciam em 6 meses, e os que sobreviviam além disso desenvolviam cirrose e suas complicações. Estudos posteriores demonstraram grande eficácia do tratamento com prednisona (corticosteróide) sozinha ou associada a azatioprina (outro imunossupressor), que se tornou o tratamento padrão para a doença. Novas drogas vêm surgindo como opções em pacientes que apresentam efeitos colaterais ou que não responderam ao tratamento anterior, permitindo o controle ainda melhor de casos anteriormente difíceis. Infelizmente, como a doença evolui silenciosamente na maioria dos casos, o diagnóstico com cirrose avançada ainda ocorre, mas o transplante hepático para esses casos e para aqueles nos quais a doença progrediu apesar do tratamento tem ótimos resultados, com sobrevida em 10 anos de cerca de 75%.
FISIOPATOGENIA
   Aceita-se que a HAI ocorra pela seguinte seqüência (simplificada):
  • anticorpos são substâncias produzidas pelo sistema imunológico para destruir vírus, bactérias e outros agentes nocivos;
  • para produzir anticorpos, o sistema imune precisa reconhecer esse agente nocivo como estranho ao organismo;
  • praticamente todas as substâncias têm moléculas em sua superfície que podem ser analisadas pelas nossas células do nosso sistema imune - essas moléculas são chamadas antígenos;
  • ao encontrar um antígeno, nosso sistema têm a capacidade de diferenciar o que é nosso e normal do que é estranho e deve ser eliminado;
  • algumas pessoas são portadoras de mutações* que tornam o sistema imunológico menos preciso para diferenciar o que é ou não parte do organismo e/ou menos capaz de controlar o processo de ativação imunológica errônea;
  • nas doenças autoimunes, nosso sistema imunológico reconhece como antígenos (auto-antígenos) componentes de alguma de nossas células normais (no caso da HAI, componentes dos hepatócitos);

Anticorpos anti músculo liso observados por imunofluorescência indireta, envolvendo fibras de músculo liso de vasos sanguíneos (aumento 40). Zachou et al. Journal of Autoimmune Diseases 2004 1:2 doi:10.1186/1740-2557-1-2
  • esse erro pode ser desencadeado por uma bactéria, substância tóxica ou vírus que têm, em sua superfície, um antígeno muito semelhante a algum componente de nossas células (o que acaba "confundindo" o sistema imunológico) - chamamos esses agentes de gatilhos;
  • após esse erro, o organismo desencadeia uma resposta inflamatória com envolvimento predominante das células chamadas linfócitos T, que passam a produzir anticorpos (auto-anticorpos) contra células específicas, levando a uma doença auto-imune;
  • por isso, geralmente o tratamento é baseado em suprimir o sistema imunológico, não tratando a causa da doença, uma vez que não temos ainda como alterar esse erro.
* A herança genética relacionada à HAI é, no entanto, complexa e envolve múltiplos genes. Como o risco de transmissão para a geração seguinte é muito pequeno, não se recomenda o rastreamento de marcadores genéticos em pacientes e familiares. Uma exceção é a doença genética chamada síndrome APECED (poliendocrinopatia autoimune - candidíase - distrofia ectodérmica), causada por uma mutação do gene AIRE (regulador autoimune).
DIAGNÓSTICO
   O diagnóstico da hepatite autoimune é feito com base nos seguintes critérios do Grupo Internacional de Hepatite Autoimune:
DefinitivoProvável
Histologia hepáticaHepatite de interface de atividade moderada ou severa com ou sem hepatite lobular ou necrose centro portal em ponte, mas sem lesões biliares ou granulomas bem definidos ou outras alterações importantes sugestivas de outra etiologia.Mesmo que para "definitivo".
Exames bioquímicosQualquer anormalidade nas transaminases séricas, especialmente se a fosfatase alcalina não estiver muito elevada. Concentrações séricas normais dealfa-1-antitripsinacobre e ceruloplasmina.Mesmo que para "definitivo", mas pacientes com concentrações anormais de cobre ou ceruloplasmina podem ser incluídos, desde que a doença de Wilson tenha sido excluída após investigação adequada.
ImunoglobulinasConcentrações de imunoglobulinas totais, gamaglobulina ou IgG no soro acima de 1,5 vezes o limite superior da normalidade.Qualquer elevação de imunoglobulinas totais, gamaglobulina ou IgG no soro acima do limite superior da normalidade.
AnticorposSoropositividade para os anticorpos ANA, AML ou anti LKM1 em títulos acima de 1:80. Títulos menores (especialmente para o LKM1) podem ser significativos em crianças. Sorologia paraantimitocôndria negativa.Mesmo que para "definitivo", mas com títulos de 1:40 ou maiores. Pacientes soronegativos para esses anticorpos mas soropositivos para outros (relacionados à HAI) podem ser incluídos.
Marcadores viraisSoronegatividade para marcadores de infecção ativa para os vírus das hepatites AB e C.Mesmo que para "definitivo".
Outros fatores etiológicosConsumo médio de álcool inferior a 25 g/dia. Ausência de uso recente de drogas sabidamentehepatotóxicas.Consumo de álcool inferior a 50 g/dia e ausência de história de uso de drogas hepatotóxicas. Pacientes que consumiram quantidades maiores de álcool e drogas sabidamente hepatotóxicas podem ser incluídos, se houver evidências claras de manutenção do dano ao fígado mesmo após abstinência alcoólica e suspensão da medicação.
   O diagnóstico, portanto, baseia-se em confirmar a presença de inflamação no fígado (pela histologia e marcadores de destruição de hepatócitos no sangue), a presença de anticorpos contra hepatócitos e a falta de sinais sugestivos de lesão em canais biliares ou de outras doenças que levam a hepatite crônica e cirrose. A maioria dos casos é diagnosticada com base nesses critérios, mas alguns não se encaixam tão bem.

Hepatite de interface, o achado histológico mais típico na HAI. A placa limitante do trato portal é invadida por um infiltrado de células linfoplasmocitárias. Hematoxilina e eosina; aumento, 200.
   Como não há um exame específico para a HAI, o diagnóstico de casos difíceis é baseado em um escore (sistema de pontos), onde características da HAI "ganham" pontos e características que sugiram outras causas "perdem" pontos. Antes do tratamento, pontuação maior de 15 significa diagnóstico de certeza e de 10 a 15 seria uma "provável" HAI. Como uma das características da HAI é a melhora com a corticoterapia, há pontuação após o tratamento: acima de 17, certeza e entre 12 e 17 provável. Essa diferenciação existe porque precisamos de um diagnóstico provável ou de certeza para começar um tratamento. Se esse tratamento não surtir nenhum efeito benéfico, é pouco provável que o diagnóstico de HAI esteja correto.

Escore Diagnóstico para HAI
Gênero
        Marcadores virais        
Fenótipos HLA
feminino
+2
positivos-3
DR3 ou DR4
+1
Fosfatase alcalina / AST (ou ALT)
negativos+3

> 3 vezes
-2
Outros marcadores

< 1,5 vezes
+2
anti SLA, anti actina, anti LC1, pANCA+2


-
Gamaglobulina ou IgG
Hemotransfusão
Resposta ao tratamento
> 2,0 vezes o normal
+3
sim-2
completa
+2
1,5 - 2,0 vezes o normal
+2
não+1
recaídas
+3
1,0 - 1,5 vezes o normal
+1
Álcool


< 1,0 vezes o normal
0
< 25 g/d+2


ANA, AML ou anti-LKM1
> 60 g/d-2


> 1:80
+3
Outra doença autoimune


1:80
+2
tireoidite, colite ou outra+2
Score Diagnóstico
1:40
+1
Achados histopatológicos
< 1:20
0
hepatite de interface+3
Pré-tratamento
plasmacitico+1
definitivo
> 15
positivo
-4
rosetas+1
provável
10-15
Drogas
nenhum dos acima-5
Pós-tratamento
sim
-4
alterações biliares-3
definitivo
> 17
não
+1
alt. sugest. de outra patologia-3
provável
12-17

   Um cuidado especial na avaliação do paciente com hepatite autoimune é avaliar a possibilidade de lesão de vias biliares durante a evolução. Cerca de 44% dos adultos com diagnósticos de HAI e doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa e doença de Crohn) apresentam sinais compatíveis com colangite esclerosante primária nacolangiografia com contraste (contra apenas 8% em pacientes sem DII). Essas alterações também devem ser investigadas se não há resposta aos tratamento com corticosteróide em 3 meses.
CLASSIFICAÇÃO
   São descritos 2 subtipos de HAI, com características laboratoriais e clínicas diferentes, mas o tratamento é idêntico. Um terceiro tipo foi proposto, mas atualmente esse diagnóstico foi abandonado. No futuro, é possível que cada um deles tenha um tratamento específico para a sua causa, com melhores resultados.

Subtipos da HAI
Tipo 1 (80%)
Tipo 2 (4%)
Tipo 3 (3%) (abandonado)
Auto-anticorpos característicos
ANA, AML
Anti-LKM1
Anti-SLA/LP
Auto-anticorpos associados
Anti-actina, pANCA, anti SLA
Anti-LC1, anti LKM3, anti SLA
ANA, AML
Autoantígenos
desconhecido
P450 IID6 (CYP2D6)
tRNP
Idade
Pico entre 16-30 anos
50% acima de 30
23% acima de 60
2-14 anos
20-40 anos
Gênero
Feminino (70%)
Feminino
Feminino (91%)
Doenças imunológicas comuns
Em 15-34%
Tireoidite autoimune
Doença celíaca
Sinovite
Colite ulcerativa
Diabetes
Vitiligo
Tireoidite autoimune
Tireoidite autoimune
Sinovite
Colite ulcerativa
Doença de Graves
Aparecimento agudo40%ComumComum
HLAs associados
DR3, DR4
B14, DR3
DR3
Alelos susceptíveisDRB1*0301, DBR1*0401
C4A-QO, DRB1*07
desconhecido
Hepatite fulminante
Sim
Sim
-
Cirrose aos primeiros sintomas
Sim (25%)
Rápida
Sim
Tratamento
Prednisona com ou sem azatioprina

ANA ( anticorpo antinúcleo ); AML ( anti músculo liso ); Anti-LKM1 ( microssomo fígado/rim 1 ); anti-SLA/LP ( anti antígeno solúvel hepático/fígado pâncreas ); anti-LC1 ( anti citosol hepático tipo 1 ); pANCA ( anticorpos citoplasmáticos anti-neutrofílicos perinucleares ).
   Essa divisão em dois subtipos procura apenas agrupar características semelhantes laboratoriais e clínicas, mas não é definitiva. Os auto-anticorpos descritos em cada um deles pode existir nos demais. Se dividirmos a HAI pelo auto-anticorpo encontrado, teremos outras classificações.

Auto-anticorpos associados à HAI
Auto-anticorposAuto-antígenosImplicações Clínicas
ANAHistonas, centrômeros, ribonucleoproteínasHAI tipo 1
AMLComponentes actínicos e não actínicosHAI tipo 1
Anti-LKM1P450 IID6 (CYP2D6)HAI tipo 2 e Síndrome autoimune poliglandular tipo 1
Anti-SLA/LP*tRNP(ser)secHAI tipos 1, 2 e 3 e hepatite crônica criptogênica
pANCADesconhecidoHAI tipo 1 e hepatite crônica criptogênica
Receptor asialoglicoproteína*Glicoproteína hepatocítica transmembranaTodas as HAI, reflete atividade da doença e tendência a recidiva
Actina*Actina polimerizada FHAI tipo 1, doença em mais jovens e baixa freqüência de remissão
Anti-LC1*Formiminotranferase, ciclodeaminase, argininosuccinatoliaseHAI tipo 2, doença em mais jovens e mais agressiva

* em estudo ou de uso limitado
   Portanto, essas subdivisões têm função didática (para ensino) e científica (para comparar tratamentos e investigar as causas da doença). Sua utilidade prática é limitada.
TRATAMENTO
Considerações gerais
   A prednisona, sozinha ou em associação com a azatioprina, produz remissão (normalização) clínica, bioquímica e histológica em 65% dos portadores de hepatite autoimune severa dentro de 2 anos. A expectativa de vida após tratamento em 10 e 20 anos são acima de 80% e é igual à da população da mesma região, idade e sexo. Portadores de doença com o mesmo grau de agressividade, se não tratados, têm uma mortalidade de 50% em 3 anos e 90% em 10 anos.
   O risco-benefício da corticoterapia (uso de corticosteróides, como a prednisona) em portadores de doença mais leve não é tão clara. A cirrose se desenvolve em 49% em 15 anos e a mortalidade em 10 anos é de 10%. Com essa evolução mais lenta, o custo-benefício do tratamento deve ser bem avaliado. Mudanças cosméticas (espinhas, aumento de peso) ocorrem em 80% dos pacientes em 1 ano de tratamento. O risco de câncer (fora do fígado) com a corticoterapia é 1,4 vezes o normal.
Indicações de tratamento
   Consideramos como indicações absolutas de tratamento (onde ele é necessário):
  • sintomas incapacitantes, especialmente fadiga e artralgia severas;
  • AST constantemente acima de 10 vezes e gamaglobulinas acima de 2 vezes o normal (situação onde, se não tratada, está relacionada a mortalidade de 60% em 6 meses);
  • necrose em ponte ou multilobular na biópsia, que progride para cirrose em 82% dos pacientes não tratados e uma mortalidade de 45% em 5 anos.
   Consideramos como indicações relativas (aonde ele possivelmente é necessário):
  • sintomas moderados;
  • alterações laboratoriais;
  • evidências de progressão da doença.
   Em pacientes assintomáticos com doença leve, deve ser levada em consideração a possibilidade de 12% de resolução espontânea da atividade da doença, mas essa possibilidade aumenta para 63%, e mais rápida, com o tratamento. Por outro lado, a freqüência de 14% de efeitos colaterais sérios dificulta a decisão de tratar casos mais leves cuja doença pode se resolver sozinha em um número considerável de casos.

Indicações de Tratamento
Absolutas
Relativas
Nenhuma (ou contraindicado)
AST constantemente acima de 10 vezes o normalSintomas leves a moderados (fadiga, icterícia, artralgia)Assintomático com AST e gamaglobulina normais ou com alterações mínimas
AST constantemente acima de 5 e gamaglobulinas constantemente acima de 2 vezes o normalAST e gamaglobulinas abaixo dos limites para indicação absolutaCirrose inativa ou inflamação portal leve
Necrose em ponte ou multiacinarHepatite de interfaceCitopenia severa (leucócitos < 2.500 ou plaquetas < 50.000) ou deficiênxia completa conhecida da atividade TPMT, que impede o tratamento com a azatioprina
Sintomas incapacitantesOsteopenia, instabilidade emocional, hipertensão, diabetes ou citopenia (leucócitos < 2.500 ou plaquetas ≤ 50.000)Compressão vertebral, psicose, diabetes hiperlábil (brittle), hipertensão descontrolada e intolerâncias conhecidas a prednisona e azatioprina

   Em crianças, a doença é mais agressiva, 50% já apresentam cirrose ao diagnóstico e a associação com a colangite esclerosante primária é alta. Como estudos mostraram que o atraso no início do tratamento prejudica os resultados a longo prazo, está indicado o tratamento logo que o diagnóstico é confirmado, exceto em crianças com cirrose avançada sem sinais de inflamação ativa, ou com contra-indicações aos medicamentos.
Monoterapia (prednisona) ou terapia combinada (prednisona + azatioprina)
   O tratamento da hepatite autoimune é iniciado com prednisona (60 mg por dia, ou prednisolona em dose equivalente) ou prednisona (30 mg por dia) em associação com azatioprina (50 mg por dia), conforme tabela abaixo, com redução progressiva. O tratamento combinado é preferível, pois está associado a menor incidência de efeitos colaterais (10%) que a prednisona sozinha (44%) se não houver contraindicações.
Regimes de imunossupressão para adultos com HAI
MonoterapiaTerapia Combinada
Prednisona (mg/dia)Prednisona (mg/dia)Azatioprina
EUA (mg/dia)UE (mg/kg/dia)
Semana 16030501-2
Semana 24020501-2
Semana 33015501-2
Semana 43015501-2
Manutenção até endpoint20 ou menos10501-2
Razões para preferênciaCitopenia
Definiência da tiopurina metiltransferase
Gestação
Câncer
Tratamento curto (≤ 6 meses)
Pós menopausa
Osteoporose
Diabetes hiperlábil (brittle)
Obesidade
Acne
Labilidade emocional
Hipertensão
   O tratamento é mantido até remissão ("cura") clínica, bioquímica e histológica, toxicidade pelas drogas, falência do tratamento ou inabilidade de remissão após 3 anos de tratamento (resposta incompleta). Mesmo após a normalização dos exames laboratoriais, a melhora histológica pode demorar mais 3 a 6 meses, portanto á necessária uma biópsia para avaliar a melhora histológica antes de interromper o tratamento, diminuindo os riscos de reativação da doença. A retirada da medicação também deve ser feita de forma gradual, em 6 semanas.
   Medidas complementares ao tratamento imunossupressor visam reduzir as complicações do mesmo. Pacientes em uso de prednisona devem ser monitorados quanto a diabetes, catarata, glaucoma e osteoporose, receber aconselhamento para manter o peso, complementação de vitamina D e cálcio se necessários e, se possível, vacinação para os vírus das hepatites A e B antes do início do tratamento. Pacientes em uso de azatioprina devem ser aconselhados quanto a anticoncepção e ser monitorizados para leucopenia e trombocitopenia (redução de leucócitos e plaquetas).
Regimes de tratamento da HAI em crianças
InicialManutençãoEndpoint
Prednisona 1-2 mg/kg/dia (até 60 mg/dia) por duas semanas isoladamente ou em combinação com azatioprina 1-2 mg/kg/diaRedução gradual da prednisona ao longo de 6-8 semanas até 0,1-0,2 mg/kg/dia ou 5 mg/diaTestes de lesão hepática normais por 1-2 anos
Manter dose constante de azatioprinaAusência de reativação durante o intervalo
Manter a dose de prednisona com ou sem azatioprina ou mudar para prednisona para dias alternados (em dose de acordo com a resposta) com ou sem azatioprinaAusência de inflamação na biópsia hepática
   Em crianças não há um regime amplamente aceito, com protocolos que variam de acordo com os centros. Pelas complicações a longo prazo da corticoterapia em crianças, tanto estéticas quanto no crescimento e desenvolvimento ósseo, é recomendada o tratamento combinado com azatioprina ou 6-mercaptopurina (1,5 mg/kg/dia).
Efeitos colaterais do tratamento
PrednisonaAzatioprina
Cosméticos (face arredondada, giba, ganho de peso, acne, alopécia e hirsutismo facial), geralmente leves
Osteopenia
Diabetes hiperlábil (brittle)
Psicose
 
80% dos pacientes em 2 anos de tratamentoHematológicos leves (citopenia)46%, especialmente em cirróticos
Somáticos (instabilidade emocional, intolerância a glicose, catarata), geralmente levesHematológicos graves (leucopenia, trombocitopenia)6%, indicam suspensão do tratamento
Somáticos severos (osteopenia, compressão vertebral, diabetes frágil, psicose, hipertensão lábil)13%, indicam suspensão do tratamentoSomáticos (náusea, vômitos, febre, artralgia, erupções cutâneas), geralmente leves5%
Inflamatórios / neoplásicos (pancreatite, infecções oportunistas, câncer)rarosNeoplásicos (não hepatocíticos)3% após 10 anos
Hematológicos / entéricos (supressão da medula óssea, má absorção, atrofia vilosa)raros, indicam suspensão do tratamento
Teratogenicidade durante gravidezraro (teórico)
Tratamento em situações especiais
  • cirróticos: o risco de efeitos colaterais é maior do que em não cirróticos (25% contra 8%), especialmente citopenia relacionada à azatioprina;
  • gestação: a maioria dos estudos mostra que os medicamentos são bem tolerados tanto pela mãe quanto pelo bebê; embora exista o risco teórico de malformações pela azatioprina por estudos em ratas, nenhum caso de teratogenicidade ou de complicações relacionadas à amamentação foi descrito em humanos; o maior risco relacionado à HAI é o parto prematuro, em proporção semelhante à de outras doenças crônicas; o risco de complicações na gestação é de cerca de 26% (sérias em 9%), com maternidade materna de 3% e fetal de 4%; por esses motivos, o aconselhamento sobre métodos anticoncepcionais deve ser oferecido, especialmente para mulheres com hipertensão portal pelo risco de sangramento de varizes esofágicas durante a gestação; tipicamente, pode haver redução da atividade da doença durante a gravidez (o que pode permitir a redução ou suspensão do tratamento), com reativação após o parto (em 12-86% dos casos), sendo indicado reiniciar (se suspenso) o tratamento 2 semanas antes do parto, com monitorização mais freqüente até 3 meses após o final da gravidez
  • idosos: 23% dos portadores de hepatite autoimune nos EUA têm mais de 60 anos; nessa faixa etária, a doença tipicamente apresenta-se já com cirrose (33%), mas evolui mais lentamente e responde melhor e mais rápida ao tratamento, com menor índice de falência do tratamento. A HAI freqüentemente está associada a tireoidopatias e doenças reumáticas (e deve ser investigada em idosos portadores desses problemas) e, nessa faixa etária, a maior preocupação em relação ao tratamento é evitar a osteopenia decorrente da corticoterapia isolada. O regime de tratamento preferido é o combinado (prednisona + azatioprina) e pode-se considerar a retirada após 12 meses de remissão.
  • pacientes com baixa atividade da tiopurina metiltransferase: apenas 0,3% a 0,5% apresenta deficiência severa dessa enzima, que predispõe a citopenias graves durante o tratamento com azatioprina; não há indicação de pesquisar essa deficiência antes do tratamento, mas deve ser suspeitada se houver citopenia antes do tratamento não relacionada a hipertensão portal (hiperesplenismo), citopenia durante ou se for indicado tratamento com altas doses de azatioprina (> 150 mg/dia).
Endpoints do tratamento e cursos de ação
   Não há um tempo mínimo ou máximo para o tratamento de adultos - ele é geralmente mantido até remissão (controle da doença com ausência de atividade da hepatite), falência de tratamento, resposta incompleta ou efeitos colaterais dos medicamentos. Mais de 90% dos adultos apresentam melhora laboratorial durante as primeiras 2 semanas de tratamento, embora a normalização completa (remissão) dificilmente seja atingida em menos de 12 meses (média de 18 a 24 meses). A melhora histológica demora 3 a 8 meses a mais que a clínica e laboratorial.

Endpoints e alternativas de tratamento em situações especiais
SituaçãoCritériosOpções
RemissãoDesaparecimento dos sintomas, normalização das transaminases, bilirrubinas e gamaglobulina, tecido hepático normal ou cirrose inativaRetirada gradual da prednisona em 6 semanas
AST, ALT, bilirrubina total e gamaglobulina séricas a cada 3 semanas durante a retirada, 3 meses após, a cada 6 meses no ano seguinte e anualmente após
Falência de tratamento (9%)Piora clínica, laboratorial e histológica apesar da aderência ao tratamento após 6 a 6 semanas
Desenvolvimento de icterícia, ascite ou encefalopatia hepática
Prednisona 60 mg/dia ou prednisona 30 mg + azatioprina 150 mg por pelo menos 1 mês
Redução da dose da prednisona em 10 mg e da azatioprina em 50 mg a cada mês até a dose convencional apenas se houver melhora
Considerar transplante hepático se houver cirrose com suas complicações
Resposta incompleta (13%)Alguma ou nenhuma melhora clínica, laboratorial e histológica apesar de aderência ao tratamento por 2 a 3 anos
Ausência de piora
Redução na dose da prednisona em 2,5 mg/dia até a menor dose possível (≤ 10 mg/dia) para prevenir piora das transaminases
Azatioprina indefinidamente (2 mg/kg/dia) como alternativa de tratamento na intolerância aos corticosteróides
Toxicidade medicamentosa (13%)Desenvolvimento de anormalidades cosméticas intoleráveis, osteopenia sintomática, instabilidade emocional, hipertensão de difícil controle, diabetes frágil ou citopenia progressivaRedução da dose ou suspensão do medicamento responsável
Manutenção do medicamento tolerado em dose ajustada

   Se o tratamento está sendo bem tolerado, sem efeitos colaterais sérios, o ideal é que seja retirado somente após a normalização dos exames laboratoriais. Quando a medicação é retirada antes disso, há um risco 3 a 11 vezes maior de recidiva da atividade da doença. Para reduzir esse risco, o ideal é manter o tratamento até a normalização histológica, que ocorre geralmente após 2 anos.
   Como a causa da HAI é o distúrbio do sistema imunológico, as recidivas (recaídas) são comuns, ocorrendo em 80% dos pacientes que atingiram remissão (a tendência à recidiva, como já visto, faz parte dos critérios para o diagnóstico definitivo de HAI). Define-se a recidiva como um aumento no AST além de 3 vezes o normal ou de gamaglobulina acima de 2 vezes, após período de remissão. Essas alterações estão invariavelmente relacionadas a hepatite de interface na histologia hepática, por isso não há necessidade de biópsia nessa situação. Múltiplas recidivas estão relacionadas a um maior risco de desenvolvimento de cirrose (38%, contra 4% nos com remissão após o primeiro tratamento). O tratamento indicado para a recidiva é a reintrodução de prednisona e azatioprina até nova remissão, seguido de retirada gradual da prednisona e aumento gradual da azatioprina até 2 mg/kg/d, mantendo-se essa medicação indefinidamente. Com esse regime, 87% dos pacientes mantém remissão. Outra estratégia possível é a reintrodução de prednisona e a manutenção desta na menor dose possível para manter o AST normal ou aumentado menos de 3 vezes o limite da normalidade (87% dos pacientes conseguem ser mantidos assim com 10 mg/dia ou menos). É possível, em casos selecionados, tentar novamente a retirada da medicação após 24 meses de remissão.
Outros medicamentos
   No caso da falência de tratamento de resgate (prednisona 60 mg/dia ou prednisona 30mg/dia + azatioprina 150 mg/dia), outras opções (ainda não testadas adequadamente, mas com resultados promissores) incluem o mofetil micofenolato (cellcept®), ciclosporina, tacrolimus, 6-mercaptopurina e metotrexate, sendo que o primeiro é o que apresentou melhor resultado nos estudos.
   O mofetil micofenolato (ou micofenolato de mofetil, 2 g/dia) leva a melhora em 39% a 84% dos pacientes que o toleram. Infelizmente, 34% a 78% dos pacientes precisam suspender o tratamento pelos efeitos colaterais (náusea, vômitos, pancreatite, erupções cutâneas, alopécia, trombose venosa profunda e diarréia), além dos casos de falência desse tratamento.
Transplante hepático
   A HAI é responsável por 2% a 3% dos transplantes hepáticos em crianças e 4% a 6% em adultos nos EUA e Europa. As indicações para transplante são o início dos sintomas já com insuficiência hepática, cirrose com MELD ≥ 15 e presença de hepatocarcinoma dentro dos critérios para transplante. O transplante na HAI tem boas taxas de sucesso, com sobrevida em 5 e 10 anos de aproximadamente 75%.
   Como a causa da HAI está no sistema imunológico, não no fígado, existe a possibilidade de recidiva da doença no fígado transplantado, o que ocorre em cerca de 30% dos pacientes adultos e crianças em uma média de 4,6 anos. O diagnóstico é feito pelos achados histológicos, aumento de transaminases e gamaglobulinas, persistência dos autoanticorpos e a exclusão de outras causas. Geralmente o aumento da dose dos imunossupressores utilizados no pós transplante (prednisona e tacrolimus ou ciclosporina), a substituição dos mesmos, a reintrodução da azatioprina ou a introdução de mofetil micofenolato permitem a remissão da doença.
Perspectivas futuras
   À medida em que a nossa compreensão dos mecanismos da doença progride, descobrimos novos pontos no processo de fisiopatogenia (mecanismo da doença) da HAI onde seria possível interromper o seu curso, ou curá-la completamente, sem a necessidade de medicamentos para inibir todo o sistema imunológico, com todas as suas complicações. Atualmente, os tratamentos mais promissores nesse sentido são o transplante de células tronco autólogas e mesenquimais, transferência adotiva de células T regulatórias, manipulação de citocinas, supressão de genes, bloqueio de autoantígenos, imunossupressores recombinantes, esquemas orais de tolerância e vacinação de células T. Nenhum desses tratamentos está, no momento, em fases de uso clínico - somente após estudos bem conduzidos saberemos se são seguros e eficazes para uso na HAI. Só então novos estudos poderão determinar em que situações substituirão o tratamento atual.
BIBLIOGRAFIA
  • Alvarez F, Berg PA, Bianchi FB, Bianchi L, Burroughs AK, Cancado EL, et al. International Autoimmune Hepatitis Group Report: review of criteria for diagnosis of autoimmune hepatitis. J Hepatol 1999;31: 929-938.
  • Manns MP, Czaja AJ, Gorham JD et al. AASLD Practice Guidelines: Diagnosis and Management of Autoimmune Hepatitis. Hepatology 51(6), 2010.
  • Ebbeson RL, Schreiber RA. Diagnosing autoimmune hepatitis in children: is the International Autoimmune Hepatitis Group scoring system useful? Clin Gastroenterol Hepatol 2004;2:935-940.
  • Kogan J, Safadi R, Ashur Y, Shouval D, Ilan Y. Prognosis of symptomatic versus asymptomatic autoimmune hepatitis: a study of 68 patients. J Clin Gastroenterol 2002;35:75-81.
  • Feld JJ, Dinh H, Arenovich T, Marcus VA, Wanless IR, Heathcote EJ. Autoimmune hepatitis: effect of symptoms and cirrhosis on natural history and outcome. Hepatology 2005;42:53-62.
  • Mistilis SP, Skyring AP, Blackburn CR. Natural history of active chronic hepatitis. I. Clinical features, course, diagnostic criteria, morbidity, mortality and survival. Australas Ann Med 1968;17: 214-223.
  • Cook GC, Mulligan R, Sherlock S. Controlled prospective trial of corticosteroid therapy in active chronic hepatitis. Q J Med 1971;40:159-185.
  • Soloway RD, Summerskill WH, Baggenstoss AH, Geall MG, Gitnick GL, Elveback IR, et al. Clinical, biochemical, and histological remission of severe chronic active liver disease: a controlled study of treatments and early prognosis. Gastroenterology 1972;63:820-833.
  • Murray-Lyon IM, Stern RB, Williams R. Controlled trial of prednisone and azathioprine in active chronic hepatitis. Lancet 1973;I: 735-737.
  • Sanchez-Urdazpal L, Czaja AJ, van Hoek B, Krom RA, Wiesner RH. Prognostic features and role of liver transplantation in severe corticosteroid-treated autoimmune chronic active hepatitis. Hepatology 1992;15:215-221.
  • Campsen J, Zimmerman MA, Trotter JF, Wachs M, Bak T, Steinberg T, et al. Liver transplantation for autoimmune hepatitis and the success of aggressive corticosteroid withdrawal. Liver Transpl 2008;14: 1281-1286.
  • Czaja AJ. Genetic factors affecting the occurrence, clinical phenotype, and outcome of autoimmune hepatitis. Clin Gastroenterol Hepatol 2008;6:379-388.
  • Czaja A. Features and consequences of untreated autoimmune hepatitis. Liver Int 2009;29:816-823.
  • Kanzler S, Gerken G, Lohr H, Galle PR, Meyer zum Buschenfelde KH, Lohse AW. Duration of immunosuppressive therapy in autoimmune hepatitis. J Hepatol 2001;34:354-355.
  • Montano-Loza AJ, Carpenter HA, Czaja AJ. Improving the end point of corticosteroid therapy in type 1 autoimmune hepatitis to reduce the frequency of relapse. Am J Gastroenterol 2007;102: 1005-1012.
  • Czaja AJ Current and Future Treatments of Autoimmune Hepatitis Expert Rev Gastroenterol Hepatol. 2009;3(3):269-291.
Fonte: http://www.hepcentro.com.br/hepatite_autoimune.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário