segunda-feira, 20 de outubro de 2014

VULVOVAGINITE | VULVITE | SINTOMAS E CORRIMENTO

VULVOVAGINITE | VULVITE | SINTOMAS E CORRIMENTO

VULVITE

Vulvite é uma inflamação da vulva, órgão genital externo do corpo feminino. Costuma causar certo transtorno e é bastante comum de ocorrer. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito de vulvite considerando os seguintes tópicos:

  • O que é vulvite;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

O que é vulvite?

A vulvite é uma espécie de inflamação da vulva que, geralmente, está ligada a algum tipo de processo parecido na vagina. Pode ser um problema tanto crônico quanto agudo. A forma mais comum de acontecer é a aguda que se manifesta através de muito ardor na região, que fica inchada e avermelhada.

Como se adquire?

Esta complicação pode ter uma origem infecciosa ou inflamatória. Substâncias irritantes, alterações no tecido, tumores, medicamentos diversos, alterações na produção de hormônios e radioterapia, são agravantes para o desenvolvimento da doença. Uma higiene pessoal não adequada também pode influir na irritação local devido ao crescimento de fungos e bactérias e, com isto, favorecer a vulvite.
Mulheres na menopausa estão mais predispostas ao quadro, pois ocorre diminuição do fluxo de um corrimento vaginal natural e o revestimento da vagina e os tecidos da vulva perdem espessura. Desta forma, a vulva e a vagina ficam mais desprotegidas infectando-se e lesionando-se com mais facilidade.
Leia também:

Quais são os sintomas?

Durante o ato sexual ocorre dor e desconforto. Ocorre também ardor ao urinar. A vulva fica vermelha e inchada. Geralmente, em poucos dias o problema é resolvido. Entretanto, caso não ocorra o tratamento adequado, a vulvite se torna crônica e, com isto, alguns sintomas mais complicados costumam surgir. O ardor ao urinar fica mais intenso e uma forte coceira se instaura na região. Ao coçar a área a mulher pode gerar pequenas lesões que acabam se tornando complicações mais sérias.

Como é feito o diagnóstico?

O médico costuma realizar um exame ginecológico para constatar a existência de vulvite, pois através do próprio estado da região já dá para se levantar algumas suspeitas.  Através da vulvoscopia a doença pode ser confirmada. Este procedimento é realizado com a ajuda de um colposcópio e alguns reagentes especiais. O colposcópio permite uma ampliação de até 40 vezes do local e, com isto, é possível uma análise detalhada da vulva. Após a certeza do diagnóstico, deve-se dar início imediato ao tratamento.

Como é o tratamento?

Dependendo de quais fatores estão causando a inflamação e a vermelhidão da vulva, certos medicamentos são indicados. Quando o processo vem ocorrendo devido a alguma infecção é preciso, primeiramente, ter certeza de qual é o agente patológico. Bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos podem causar uma vulvite. O tratamento indicado dependerá de qual agente está se querendo combater.
Quando o problema vem ocorrendo, por exemplo, devido à menopausa, cremes com estrogênio são recomendados para se aplicar na região, pois desta forma a mucosa da vulva vai se regenerando. Geralmente, a vulvite requer um tratamento fácil e rápido. Porém, caso este não seja realizado no momento certo e de acordo, complicações podem surgir e o quadro se tornar de uma doença crônica. Portanto, recomenda-se a visita frequente ao médico ginecologista para o devido monitoramento da região.

Como prevenir?

Higiene intima adequada é de extrema importância. Geralmente a vulvite está relacionada à existência de uma vaginite, portanto, limitar o número de parceiros sexuais e utilizar sempre a camisinha em suas relações é fundamental. Procure também evitar roupas muito justas e dê preferência às calcinhas feitas de algodão.
Não tome banho em lugares públicos, principalmente em banheiras de motéis. Evite ficar muito tempo com roupas de banho molhadas e enxugue muito bem todas as partes do seu corpo após uma ducha. Alimentação saudável e prática de esportes são medidas que sempre ajudam no combate de diversas doenças, assim como o controle do peso.
Utilize sabonetes e papel higiênico neutro para evitar irritações. Não divida toalhas e roupas com ninguém. Por fim, esteja sempre em dia com suas consultas médicas e realize exames ginecológicos periodicamente. Desta forma é possível um monitoramento da sua saúde e o tratamento, quando necessário pode ser iniciado o mais depressa possível. Não descuide de sua saúde, ela deve vir sempre em primeiro lugar.
Fonte: http://www.saudemedicina.com/vulvovaginite-vulvite-sintomas-e-corrimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário