domingo, 12 de outubro de 2014

Atenção diagnóstica e terapêutica integral da lombalgia

Atenção diagnóstica e terapêutica integral da lombalgia


Trata-se de uma mulher de 38 anos de idade, mãe, com filhos de 12 a 15 anos. Esporadicamente trabalha na sua casa em trabalhos de venda por Internet. 

A paciente refere lombalgia central de três semanas de duração. Não apresenta sintomas nas 
extremidades inferiores. Ela diz que esteve descansando muito e tomando anti-inflamatórios não esteroides de venda sem receita (OTC) de quando em quando, mas o problema parece piorar.

Você conhece muito bem a paciente. Ela fez consulta por lombalgia recorrente em múltiplas ocasiões. Estes episódios pelo geral foram breves, quase sempre cedem ao cabo de uma semana, aproximadamente. Sabe-se que a mãe da paciente recebeu 
tratamento cirúrgico faz alguns anos por estenose raquiana (descrita como «coluna decrépita»).

A exploração física revela hipersensibilidade paravertebral na região lombar inferior e relutância a efetuar movimentos ativos das costas, embora não haja limitação para os movimentos passivos. Não há sinais de advertência e o estado geral da paciente é satisfatório.

Também menciona que sua filha de 15 anos esteve se queixando de dorsalgia, embora haja continuado praticando esportes na escola. A paciente está muito preocupada.

Quais das seguintes medidas seriam adequadas? 

Transferir a paciente para que seja efetuado teste de diagnóstico por imagens
NÃO
Os testes de diagnóstico por imagens (radiografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética) não se devem utilizar de forma sistemática na lombalgia aguda inespecífica. Diante de ausência de sinais de advertência em pacientes menores de 50 anos, os achados nos testes de diagnóstico por imagens não melhoram os resultados clínicos: a exposição à radiação tem impactos e um aumento da carga de trabalho do médico geral. No entanto, em pessoas de mais de 50 anos ou naquelas cujos resultados clínicos indicam uma doença sistêmica, as radiografias simples e os testes de laboratório simples podem ser adequados, enquanto que os testes por imagens modernas se reservam para os pacientes em que se considera o tratamento cirúrgico ou naqueles com altas probabilidades de uma doença sistêmica.

Apesar de que às vezes se utilizam as radiografias para tranquilizar os pacientes, não há dados que respaldem esta medida. Há uma taxa elevada de resultados positivos falsos e estes podem promover um manejo clínico inadequado. Inclusive em pessoas mais jovens, a «degeneração» (estenose do espaço intervertebral, osteófitos e esclerose) é um achado frequente. Identificar estas mudanças não tem impacto na escolha do tratamento ou nas possibilidades de restabelecimento. Por outra parte, a possível designação de «degeneração» raquiana tem conotações negativas e tem que ser evitada. Se necessário, tem que se fazer referência a estas mudanças morfológicas como «mudanças relacionadas com a idade» para sugerir normalidade e reduzir a ansiedade.

Avaliar os sinais de advertências psicossociais
SIM
Os fatores psicossociais podem ser importantes para determinar a gravidade do problema de dorsalgia da paciente e qualquer incapacidade consecutiva. Reconhece-se que o efeito dos fatores psicossociais pode entrar em jogo em uma etapa precoce e podem influir significativamente na resposta ao tratamento e na reabilitação. Também se reconhece que os fatores psicossociais são mais importantes que os fatores biomédicos para determinar a cronicidade. Posto que a atividade em uma etapa precoce e a retomada da participação são componentes chave no tratamento da lombalgia, é decisivo avaliar o estado psicossocial da paciente.

O Modelo de Advertências Psicossociais começou como uma ferramenta prática para compreender e avaliar as influências psicossociais nos problemas musculoesqueléticos. Os «sinais de advertência» são sinais de advertência de que os fatores psicossociais que competem ao indivíduo estão agindo como obstáculos para o restabelecimento completo e a retomada do trabalho (Kendall et al, 2009). É importante ter presente que o «psicossocial» está além do «psicológico», e reconhecer que os pensamentos e os sentimentos das pessoas são gerados dentro do contexto de seu ambiente social.

Cabe dar ênfase na identificação dos sinais de advertência e depois convertê-los em oportunidades para a ação, combinando o tratamento apropriado com o manejo dos obstáculos psicossociais. A identificação precoce dos obstáculos na atenção primária pode reduzir significativamente a evolução a cronicidade.

Recomendar à paciente que pare de tomar medicamentos
NÃO
Embora os analgésicos de venda sem receita e os anti-inflamatórios não esteroides sejam eficazes para aliviar a dor, deveriam ser tomados a intervalos regulares em vez de sob demanda. O alívio da dor é compatível mantendo-se ativo e ajudará para isso. Pode-se afirmar sem problema aos pacientes que não há indícios que indiquem que tomar analgésicos lhes permita fazer coisas que os danificarão -de fato, há evidência a respeito do contrário-.

Podem ser dados à paciente conselhos positivos e encorajá-la a que utilize medicação que lhe permita manter-se ativa e depois suspendê-los uma vez que o episódio cedeu.

Programar a transferência da filha da paciente para pediatria
NÃO
A taxa de prevalência de dorsalgia em adolescentes se aproxima da observada em adultos. Os sintomas tendem a ser episódicos e facilmente são esquecidos; a incapacidade é incomum. A busca de atenção pelo geral é desencadeada mais pela preocupação dos pais que pela gravidade dos sintomas. Não há evidências sólidas de que a dorsalgia na infância tenha alguma influência significativa sobre a dorsalgia no adulto.

Posto que a medicação excessiva envolve o risco de promover crenças inúteis, os conselhos simples são adequados nesta etapa para a filha da paciente. É possível tranquilizar a paciente lhe dizendo que a dorsalgia de sua filha provavelmente seja a dor das costas simples que apresentam algumas crianças. A filha da paciente deve continuar com suas atividades normais, incluídos os esportes. Se os sintomas piorarem ou se não puder continuar com as atividades normais, a paciente deverá levar sua filha para uma consulta.
*A paciente retorna depois de uma semana mais. Ela diz que sua dor de costas continuou e continuou piorando apesar de tomar paracetamol com regularidade. Ela diz que sua filha se restabeleceu sem problema e se sente aliviada com isso, mas está preocupada com a persistência de sua dor. Não é identificado nada relevante no exame físico.

Em resposta a suas perguntas a respeito de seu bem-estar geral, ela diz que teve dores de cabeça e que se sente cansada e distraída em todo momento. Admite que não esteve incrementando suas atividades. De fato, esteve menos ativa.

Quais das seguintes medidas seriam adequadas?

Transferir a paciente para um ortopedista
NÃO
As manifestações físicas da paciente continuam sendo em grande parte as mesmas. Não há indícios de que o tratamento cirúrgico seja uma opção e, levando em conta a experiência de sua mãe, apresentar-lhe a possibilidade de tratamento cirúrgico seria desnecessariamente alarmante.

As diretrizes recomendam que a transferência dos pacientes com dorsalgia aguda ou subaguda para que recebam atenção em um segundo nível deveria limitar-se às pessoas com sinais de advertência vermelhos ou dor radicular persistente.

Mudar a medicação da paciente e reforçar a mensagem de «atividade»
SIM
As diretrizes recomendam aumentar gradualmente a medicação para controlar a dor e facilitar a atividade. Se os analgésicos simples ou os anti-inflamatórios não esteroides forem insuficientes, pode-se tentar uma combinação dos dois. Embora haja algum desacordo nas diretrizes a respeito dos relaxantes musculares, as análises sistemáticas tendem a respaldar seu emprego para o alívio a curto prazo da lombalgia aguda quando os anti-inflamatórios não esteroides ou os analgésicos simples são ineficazes ou não são tolerados. Um ciclo breve de relaxantes musculares (sozinhos ou acrescentados aos AINEs) ou, como alternativa, um ciclo breve de opioides leves (talvez em combinação com paracetamol) pode resultar útil para obter a reativação, durante um período de algumas semanas. A prioridade é aumentar seu grau de atividade incluso se persistir um pouco de dor.
*A dorsalgia da paciente tem persistido por mais de oito semanas e não conseguiu retomar suas atividades. Ela diz que seus sintomas têm se tornado mais generalizados e relata sensação de alfinetes e agulhas nas pernas. No entanto, não há novos achados na exploração física cuidadosa; a paciente tem um bom estado geral e não há sinais de advertência vermelhos.

A paciente começa a chorar ao lhe informar que realmente está se deprimindo por não poder fazer muita coisa. Está convencida de que algo deve estar muito mal e tem medo de acabar em uma cadeira de rodas. O marido dela está dando muito apoio, assumindo as tarefas cotidianas e se encarregando da rotina dos crianças, mas tem que faltar ao trabalho e está perdendo suas receitas.

Quais das seguintes medidas seriam adequadas? 

Reavaliar os sinais de advertência psicossociais
SIM
A paciente tem o risco importante de avançar para um problema crônico.

Os indicadores mais sólidos de cronicidade são os fatores psicossociais. Podem apresentar-se novos obstáculos psicossociais em qualquer etapa durante um episódio, de maneira que é importante reavaliar os sinais de advertência.

A paciente está agora preocupada com seus sintomas, angustiada e está um pouco deprimida. Também é vítima de vários mitos populares em torno da dorsalgia. Por outra parte, pode haver outros obstáculos para o restabelecimento da paciente, de maneira que agora é hora de levar em conta com mais detalhe os sinais de advertência.
A paciente claramente está enfrentando múltiplos obstáculos, que devem ser abordados diretamente já que não serão superados apenas com os tratamentos biológicos.

Transferir a paciente para receber uma injeção epidural de corticosteroides
NÃO
As diversas diretrizes são congruentes em não recomendar injeções epidurais de corticosteroides para tratar a dorsalgia subaguda ou crônica inespecífica. A recomendação é que a injeção de corticosteroides epidural só deve ser avaliada para a dor radicular.

Dizer à paciente que ela precisa assumir o controle de seu vida e fazer um pouco de exercício
NÃO
Sempre recomenda-se atividade e exercício na lombalgia aguda e crônica. No entanto, pacientes como esta pelo geral não podem fazê-lo por si mesmos. É importante lhe dar estímulos e motivação e evitar reforçar seu sentimento de «fracasso», o qual pode desalentá-la ainda mais.

Transferir a paciente para modalidades de fisioterapia por profissionais clínicos que utilizem um enfoque cognitivo comportamental
SIM
Em vista dos obstáculos, a paciente vai necessitar ajuda para assumir o controle e ficar ativa. É provável que seja necessário tranquilizá-la mais lhe explicando que não há nada grave com sua coluna, e portanto não será necessário o tratamento cirúrgico.

As pessoas que têm dorsalgia que com mais de seis semanas de duração (seja o primeiro episódio ou um episódio recorrente), devem começar com as intervenções menos intensivas. Se ainda não foi feito, tem que ser proporcionados aos pacientes informações e conselhos sobre autotratamento. Esta orientação cognitivo-comportamental ajuda a estabelecer metas e expectativas adequadas, com base nas crenças apropriadas, e favorece as estratégias adequadas para adaptar-se. Depois, levando em conta as preferências da paciente, podem ser avaliadas as seguintes opções de tratamento:

Atividade física e exercício. Um programa estruturado ajustado à pessoa; máximo de oito sessões no curso de 12 semanas, grupo supervisionado (de até 10 pessoas); programa de exercícios individual se não se dispuser de sessões de grupo ou não forem adequadas
Tratamento manual. Um curso de tratamento manual, que inclua manuseio, e que compreenda um máximo de nove sessões durante duas semanas

Acupuntura. Um ciclo de acupuntura (máximo 10 sessões durante um período de até 12 semanas) pode ser útil para algumas pessoas. No entanto, as diretrizes não são congruentes a respeito deste tratamento. Da mesma forma que com qualquer tentativa de modular a dor, a melhor justificação é facilitar uma maior atividade e participação.

Não está totalmente claro o papel que desempenha o tratamento cirúrgico e outros tratamentos invasivos no controle da dorsalgia a longo prazo e isto se reflete em conselhos variáveis nas diretrizes clínicas. O momento ótimo para a transferência para o serviço de cirurgia é duvidoso, enquanto que as diretrizes europeias (Airaksinen et al, 2006) recomendam dois anos de enfoques conservadores iniciais.

Há um considerável acordo a respeito do que é ineficaz. As principais diretrizes são congruentes em não recomendar múltiplos tratamentos relativamente comuns, tais como:
·         terapia com laser
·         terapia de interferência
·         ultrassom terapêutico
·         estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS)
·         cintos de suporte lombar
·         tração
·         denervação de facetas articulares mediante radiofrequência
·         procedimentos intradiscais
Podem ser atingidos resultados clínicos positivos utilizando injeções epidurais de corticosteroides, procedimentos de descompressão ou fusão raquiana em alguns pacientes. É decisiva a seleção dos pacientes, mas não é pertinente ao propósito deste módulo uma análise mais detalhada.

REFERÊNCIAS
Adams M A, Bogduk N et al (eds). Epidemiology of back trouble. In: The biomechanics of back pain. Churchill Livingstone, 2012:53-66

Airaksinen O, Brox J I et al; COST B13 Working Group on Guidelines for Chronic Low Back Pain. Chapter 4. European guidelines for the management of chronic nonspecfic low back pain. Eur Spine J 2006;15(suppl 2):S192-S300 [full text] (subscription required)

Buchbinder R, Jolley D, Wyatt M. Population based intervention to change back pain beliefs and disability: three part evaluation. BMJ 2001;322:1516-1520 [full text]

Burton A K, Balagué F et al; COST B13 Working Group on Guidelines for Prevention in Low Back Pain. Chapter 2. European guidelines for prevention in low back pain: November 2004. Eur Spine J 2006;15(suppl 2):S136-S168 [full text] (subscription required)

Burton A K, Waddell G. Health and work. London: The Stationery Office, 2007

Burton A K, Waddell G et al. Information and advice to patients with back pain can have a positive effect: a randomized controlled trial of a novel educational booklet in primary care. Spine 1999;24:2484-2491 [abstract]

Carter J T, Birrell L N (eds). Occupational health guidelines for the management of low back pain at work: evidence review and recommendations. Faculty of Occupational Medicine, March 2000

Chou R, Qaseem A et al. Diagnosis and treatment of low back pain: a joint clinical practice guideline from the American College of Physicians and the American Pain Society. Ann Intern Med 2007;147:478-491 [full text]

Croft P R, Macfarlane G J et al. Outcome of low back pain in general practice: a prospective study. BMJ 1998;316:1356-1359 [full text]

Department for Work and Pensions. Fit note

Hadler N M (ed). Backache: predicament at home, nemesis at work. In: Occupational musculoskeletal disorders. Lippincott Williams & Wilkins, 2004:9-19

Kendall N A, Burton A K et al. Tackling musculoskeletal problems: a guide for clinic and workplace. Identifying obstacles using the psychosocial flags framework. London: The Stationery Office, 2009

Koes B W, van Tulder M W et al. Clinical guidelines for the management of low back pain in primary care: an international comparison. Spine 2001;26:2504-2513 [abstract]

National Institute for Health and Care Excellence (NICE). Clinical guideline 88. Low back pain: early management of persistent non-specific low back pain, May 2009

NHS. Health for Work

Roland M, Waddell G et al. The back book. 2nd edn. London: The Stationery Office, 2002

Staal J, Hlobil H et al. Occupational health guidelines for the management of low back pain: an international comparison. Occup Environ Med 2003;60:618-626 [abstract]

Van Tulder M, Becker A et al; COST B13 Working Group on Guidelines for the Management of Acute Low Back Pain in Primary Care.
Chapter 3. European guidelines for the management of acute nonspecific low back pain in primary care. Eur Spine J 2006;15(suppl 2):S169-S191 [full text] (subscription required)

The Stationery Office (TSO). Advising patients about work. An evidence-based approach for general practitioners and other healthcare professionals. Department for Work and Pensions, 2007

The Stationery Office (TSO). Tackling musculoskeletal problems

Waddell G. The back pain revolution. 2nd edn. Churchill Livingstone, 2004

Waddell G, Burton A K. Occupational health guidelines for the management of low back pain at work: evidence review. Occup Med 2001;51:124-135 [abstract]

Waddell G, Burton A K. Concepts of rehabilitation for the management of common health problems. Department for Work and Pensions. London: The Stationery Office, 2004

Waddell G, Burton A K. Is work good for your health and well-being? Department for Work and Pensions. London: The Stationery Office, 2006

Waddell G, Burton A K. Work and health: changing how we think about common health problems. London: The Stationery Office, 2007
Waddell G, Burton A K, Kendall N A. Vocational rehabilitation: what works, for whom, and when? Department for Work and Pensions. London: The Stationery Office, 2008

Waddell G, McIntosh A et al. Low back pain evidence review. Clinical guidelines for the management of acute low back pain. Royal College of General Practitioners (RCGP), 1999

Waxman R, Tennant A, Helliwell P. Community survey of factors associated with consultation for low back pain. BMJ 1998;317:1564-1567 [full text]


FONTE: http://www.medcenter.com/contentclinicalcase.aspx?pageid=128783&resource_center=350&tax_id=309&id=219295&langtype=1046&EMKT=1&utm_source=Icommarketing&utm_medium=Email&utm_content=DC%202014%2036%20BR0510&utm_campaign=Icommarketing%20-%20_CASOS%20CLINICOS%20BR%20-%20DC%202014%2036%20BR%202&esp_id=163


Nenhum comentário:

Postar um comentário