terça-feira, 30 de junho de 2015

Catalepsia Patológica

Catalepsia Patológica: Distúrbio da Falsa Morte


Catalepsia Patológica – Apresentação da Doença

O distúrbio conhecido como Catalepsia Patológica é bem incomum, pois o indivíduo quando acometido desse mal entra num estado em que os músculos do seu corpo ficam bem rígidos como uma estátua e isso dá a impressão que a pessoa faleceu.
Dá para imaginar que antigamente, sem o diagnóstico de doença que existe hoje, as pessoas acreditavam que se tratava de magia quando uma pessoa dada como morta simplesmente acordava e estava bem. Era comum ouvir relatos de pessoas que diziam ter conhecido pessoas consideradas mortas e que acordavam durante o velório.
O que era entendido como poderes sobrenaturais é na verdade uma doença, não havia como fazer esse diagnóstico de doença antigamente uma vez que não existia a tecnologia que temos hoje. Atualmente é possível diagnosticar esses casos patológicos causados pela Catalepsia.

O Corpo Durante a Catalepsia Patológica

Trata-se de uma doença nervosa que deixa o corpo do paciente com o aspecto de um boneco de cera, isso porque existe uma plasticidade motora. Os músculos ficam rígidos e a pessoa com o aspecto sem vida até que se recupere do distúrbio. Um agravante dessa situação é que o indivíduo cataléptico fica inconsciente durante todo o distúrbio.
Há ainda que se destacar que as funções vitais ficam desaceleradas e assim a pessoa não consegue reagir. Aliás, é devido a essa desaceleração que muitas pessoas são dadas como mortas durante um episódio de Catalepsia Patológica.

O Estado Cataléptico

Um ataque de Catalepsia Patológica pode durar alguns minutos, vários dias e até mesmo semanas nos casos que são mais extremos. Uma doença que já teve diversas causas relatadas, uma das mais aceitas pelos especialistas é de fatores genéticos. O indivíduo possui uma predisposição maior para desenvolver esse distúrbio.
A doença também pode ser causada por problemas congênitos em que há a má formação de alguma região do cérebro. A Catalepsia Patológica ainda pode ser o resultado de outras doenças nervosas como epilepsia, síndrome neuroléptica maligna, esquizofrenia, debilidade mental, histeria, traumatismo craniano, grave trauma emocional, depressão, doença de Parkinson entre outras. Outras causas possíveis são o alcoolismo, uso de narcóticos entre outras.
Essa doença ainda pode ser um efeito colateral do uso de medicamentos antipsicóticos que são utilizados para tratar doenças como a esquizofrenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário