quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O que é a demência por corpos de Lewy e como tratar

O que é a demência por corpos de Lewy e como tratar


Clínico Geral




A demência com corpos de Lewy é uma doença degenerativa do cérebro, que compromete regiões responsáveis por funções como a memória, o pensamento e o movimento, e é causada pelo acúmulo de proteínas, conhecidas como corpos de Lewy, no tecido cerebral.
Esta doença surge com o avançar da idade, sendo mais comum acima dos 60 anos, e provoca sintomas como alucinações, perda de memória progressiva e dificuldade para concentrar, assim como tremores e rigidez muscular, sendo considerada o segundo tipo de demência degenerativa mais comum, logo após o Alzheimer.
Apesar de não haver cura para a demência por corpos de Lewy, é possível realizar o tratamento e controlar os sintomas, com o uso de remédios orientados pelo médico, como Quetiapina ou Donepezila, por exemplo, que aliviam alguns sintomas, além do investimento em fisioterapia e terapia ocupacional. Desta forma, a pessoa pode viver por muitos anos com o máximo de independência e qualidade de vida. 

Principais sintomas

A demência por corpos de Lewy apresenta sintomas que surgem aos poucos, e pioram lentamente. Os principais são:
  • Perda das capacidades mentais, chamadas de funções cognitivas, como memória, concentração, atenção, comunicação e linguagem;
  • Confusão mental e desorientação, que oscilam entre momentos de confusão extrema e momentos mais calmos;
  • Tremores e rigidez muscular, conhecidos como parkinsonismo, pois imitam os movimentos do Parkinson;
  • Alucinações visuais, em que a pessoa vê coisas inexistentes, como animais ou crianças, por exemplo;
  • Dificuldade em avaliar distâncias, chamada de alterações visoespaciais, o que pode levar a quedas frequentes;
Geralmente, as alterações das capacidades mentais surgem primeiro, e à medida que a doença progride, surgem as alterações do movimento, e os quadros de confusão mental ficam mais graves. Também é comum que haja sintomas de alterações do humor, como depressão e apatia.
Devido aos sintomas semelhantes, esta doença pode ser confundida com Alzheimer ou Parkinson. Ainda não existe uma causa conhecida para a Demência de Corpos de Lewy, por isso, qualquer pessoa pode desenvolver esta doença, que é mais comum em homens acima dos 60 anos. e não foram identificados quaisquer fatores de risco.

Como é feito o tratamento

Uma vez que não existe cura para a demência com corpos de Lewy, o tratamento deve ser orientado por um neurologista, geriatra ou psiquiatra para aliviar os sintomas de cada pessoa e melhorar a qualidade de vida da pessoa portadora.
Assim os principais tipos de tratamento incluem:
  • Remédios antipsicóticos, como Quetiapina ou Olanzapina: permitem reduzir a frequência das alucinações, porém, podem provocar vários efeitos secundários ou piorar o estado geral da pessoa e, por isso, quando utilizados, devem ser constantemente avaliados por um médico;
  • Remédios para a memória, como Donepezila ou Rivastigmina: aumentam a produção de neurotransmissores no cérebro, podendo melhorar a concentração, a memória e reduzindo o surgimento de alucinações e outros problemas de comportamento;
  • Remédios para melhorar a motricidade, como Carbidopa e Levodopa, muito utilizados no Parkinson: diminuem sintomas motores como os tremores, rigidez muscular ou lentidão de movimentos. No entanto, podem piorar as alucinações e a confusão, podendo, por isso, ser associados a remédios para a memória;
  • Remédios antidepressivos, como Sertralina ou Citalopam: utilizados para melhorar sintomas depressivos, além de ajudar a controlar o comportamento e regular o sono;
  • Fisioterapia: ajuda a manter a força e a flexibilidade dos músculos, além de melhorar a capacidade cardiovascular com vários tipos de exercícios;
  • Terapia ocupacional: é muito importante para ajudar a manter a independência, ensinando a pessoa a fazer as tarefas diárias com as suas novas limitações.
Além disso, para ajudar a combater os sintomas de tristeza, ansiedade ou agitação frequentes, o cuidador pode utilizar outras terapias de medicina alternativa como aromaterapia, musicoterapia ou massagens, por exemplo.
Também é recomendado realizar exercícios para manter o cérebro ativo, evitar fumar e adotar uma dieta saudável e equilibrada, dando preferência para frutas e vegetais. 

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da demência com corpos de Lewy é feito por um neurologista, geriatra ou psiquiatra, após uma avaliação completa dos sintomas, histórico familiar e realização do exame físico. 
Embora alguns exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, possam ajudar a identificar degeneração de algumas partes do cérebro, eles não conseguem identificar os corpos de Lewy, que só podem ser observados após a morte.
Desta forma, o médico irá diferenciar esta doença de outras com sintomas semelhantes, como Alzheimer e Parkinson, e indicar o tratamento mais indicado.

Fonte: https://www.tuasaude.com/demencia-com-corpos-de-lewy/





Um comentário:

  1. Como um sinal de gratidão por como meu filho foi salvo do autismo, decidi estender a mão para aqueles que ainda sofrem com isso. Meu filho sofreu de autismo em 2017 e foi muito difícil e doloroso para mim porque ele era tudo para mim e os sintomas eram terrível, ele sempre teve dificuldade de comunicação e sempre se queixou de mau contato visual. Tentamos várias terapias prescritas por nosso neurologista, mas nenhuma conseguiu curá-lo. Procurei a cura e vi o depoimento de alguém que estava curado e de tantos outros com problemas corporais semelhantes, e ele deixou o contato do médico que tinha a cura para o autismo. Nunca imaginei que o autismo tivesse uma cura natural, não até que eu o contatei e ele me garantiu que meu filho ficará bem. Eu peguei o remédio fitoterápico que ele recomendou e meu filho usou e em um mês ele estava totalmente bem, mesmo até o momento ele está tão cheio de vida. O autismo tem uma cura e é um medicamento fitoterápico do Dr. James, entre em contato com o médico para obter mais informações sobre outras doenças como DOENÇAS DE ALZHEIMER, DIABETES, DOENÇA BIPOLAR, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES, Hepatite A, B, C. FEBRE, EPILEPSIA , MENINGITE, ESQUIZOFRENIA DENGUE, PRÓSTATA, TIREOIDE, BACTÉRIA, MALÁRIA, PAU E ALARGAMENTO DA MAMA, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, POLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, PÓLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, DOENÇA DE LATÓRIO, DOR DE LATÓRIO, DOR RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOR DE LATÓRIA, EPÔNICA DE RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOENÇA DE LATÓRIA, DOR DE CRONATO. AVC, LESÃO DA MEDULA ESPINHAL, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR NAS COSTAS Para saber como obter seus medicamentos, entre em contato com ele pelo e-mail .... Drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir