segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Hemocultura

Hemocultura

Preparação para o exame:
Este exame não necessita de jejum, nem de preparação prévia.
Realização do exame:
A colheita do sangue exige uma técnica asséptica, ou seja, tem que haver o máximo de cuidado no manuseamento do material e ao colher, para diminuir o risco de contaminação da amostra de sangue com organismos da pele ou do material usado.
 O sangue é geralmente colhido de uma veia de cada braço, no mesmo local onde se colhe para uma análise normal ao sangue. O local da colheita deve ser bem desinfectado.
 Se o doente tiver um cateter numa veia de grande calibre (cateter central, de diálise), o médico pode pedir uma colheita de sangue pelo cateter e outra de uma veia do braço (periférico).
 O sangue é colocado com nova agulha, em frascos próprios, que contêm um meio de cultura específico e hermeticamente fechados.
 Após a colheita, aguarda-se no mínimo 24 horas para se poder verificar se há presença de microorganismos. Se houver, são colocados em novos meios de cultura para serem identificados e posteriormente feito um teste com vários antibióticos, afim de se poder verificar a qual eles reagem, são sensíveis e a quais são resistentes. Nesta situação é necessário cerca de 5 dias, para se obter o resultado.
 O médico prescreve um ou mais do que um dos antibióticos, dependendo da situação e número de microorganismos, a que o microorganismo é sensível.

Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos – Editora – Editora Nova Guanabara
Fonte: http://www.conhecersaude.com/exames/h/3242-hemocultura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário