terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Como manter a saúde antes, durante e depois do carnaval

Como manter a saúde antes, durante e depois do carnaval


Para passar o carnaval com saúde e se recuperar dos excessos dos dias festa, é importante manter-se bem hidratado e alimentado, fazendo refeições a cada 3 horas e descansando o corpo por pelo menos 7 horas por dia.
Como no período de carnaval é comum a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, o ideal é estar atento a alterações na região íntima e ir ao médico logo que identificar os primeiros sintomas, como verrugas, sinais, coceira ou corrimento nesta região.

Antes do carnaval

Para preparar o corpo antes do carnaval deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais que fortaleçam o sistema imunológico, que ajudem a eliminar o álcool do organismo e que mantenham a disposição do corpo para os dias de festa, como as vitaminas A, E, C, D, e os minerais zinco, selênio e ferro.
Assim, deve-se consumir alimentos como laranja, kiwi, goiaba, abacaxi, castanha, amendoim, feijão, carnes e peixes, e sementes de linhaça e de abóbora. Além disso, deve-se ingerir alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e produtos integrais, pois a má alimentação durante o carnaval pode causar ou piorar a prisão de ventre.
Como manter a saúde antes, durante e depois do carnaval
Também é importante lembrar que estar com as vacinas em dia é essencial para evitar doenças como tétano e sarampo, que são comuns em locais com aglomerações de pessoas e vidros e objetos quebrados.

Durante o carnaval

Para passar o carnaval com saúde e disposição em todos os dias de festa, algumas dicas são:
  • Beber pelo menos 1,5 L de água ou sucos naturais por dia, pois a hidratação ajuda a evitar a ressaca e o ressecamento da pele e dos cabelos;
  • Comer a cada 3 horas, para evitar ressaca e manter a energia do corpo;
  • Usar chapéu, óculos escuros e protetor solar para se proteger de queimaduras e insolação;
  • Usar preservativo em todos as relações para evitar gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis;
  • Descansar pelo menos 7h por dia, mesmo que seja com cochilos ao longo do dia ou após o almoço.
Assim, para não atrapalhar a festa e manter a saúde, deve-se consumir no carnaval alimentos nutritivos e de fácil preparo, como bolachas, sanduíches e vitaminas de frutas, e tentar fazer pelo menos uma refeição completa por dia. Veja também 4 dicas para evitar a ressaca.
Como manter a saúde antes, durante e depois do carnaval

Após o carnaval

Após o carnaval o objetivo é desintoxicar o organismo, eliminar o álcool e repor os nutrientes perdidos. Assim, deve-se consumir vitaminas de frutas com leite desnatado ou leite vegetal, sucos com legumes, como pepino e couve, saladas, sopas, ovos e carnes magras.
Também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e sal, como salsicha, linguiça, bacon, carnes vermelhas, biscoitos recheados e refrigerantes. Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos 1 mês, para que o fígado e os rins tenham tempo de se recuperar depois dos excessos do carnaval.
Como manter a saúde antes, durante e depois do carnaval
Além disso, deve-se estar atento ao surgimento de sintomas como coceira, corrimento, sinais e verrugas na região íntima, e procurar o médico logo que identificar qualquer alteração, pois pode indicar a presença de alguma doença sexualmente transmissível.
Fonte: http://www.tuasaude.com/saude-antes-durante-e-depois-do-carnaval/

Nenhum comentário:

Postar um comentário