domingo, 19 de julho de 2015

HIPOTENSÃO POSTURAL

HIPOTENSÃO POSTURAL

O QUE É HIPOTENSÃO POSTURAL?

É o que ocorre, por exemplo, quando estamos deitados e levantamos bruscamente e há uma queda de pressão sanguínea. Com isto o indivíduo sente perda de equilíbrio, a visão fica escurecida, pode acontecer um desmaio entre outras coisas. Esta condição também recebe o nome de hipotensão ortostática e geralmente está associada a enfermidades como diabetesasterosclerose e doença de Addison.
A hipotensão postural é comum em idosos, já que com o passar dos anos aumenta a dificuldade de retorno venoso. É importante ficar atento a estas pessoas, pois uma queda no chão poderia ser bastante prejudicial. Para tanto é preciso pensar em intervenções individuais, levando em consideração caso a caso de forma a evitar as quedas e os riscos que traria para a saúde destes idosos.
A principal característica desta condição é a dificuldade do retorno venoso. Portanto, o tratamento da hipotensão postural leva isto em conta. Fármacos são receitados com o intuito de aumentar a pressão em pé e o retorno sem, no entanto, elevar a resistência vascular sistêmica. A grande maioria dos casos é leve e não provoca muitos danos à saúde. O tratamento ajuda na melhora da qualidade de vida e deve ter início logo que os primeiro sinais começarem a aparecer.

Agente causador

Pessoas que possuem um problema no sistema nervoso involuntário, ou SNI, podem sofrer de uma condição que inclui a hipotensão postural e recebe o nome de disautonomia. Esta situação faz com que funções corporais involuntárias como a respiração, os batimentos cardíacos e a regulação da pressão sanguínea ajam de forma anormal.
Apesar da disautonomia ser uma das principais causas da hipotensão postural, outros fatores podem intervir neste sentido como doenças cardíacas, desidratação, doenças endócrinas, neurológicas, alguns medicamentos e também certas quantidades de sódio no organismo. O prolapso da valva mistral é, por exemplo, uma das disfunções que mais comumente leva à hipotensão postural.

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Indivíduos que sofrem de hipotensão postural apresentam constantes desmaios, enjoos e vertigens ao levantarem bruscamente de uma cama ou ao ficarem em pé após muito tempo sentados. Pela característica dos sintomas estas pessoas tendem logo a buscar por ajuda.
Diante destes sinais o profissional é capaz de avaliar fisicamente o paciente. Com a ajuda de um histórico médico e com uma breve conversa já é provável que se suspeite de hipotensão postural. Um teste que pode ser realizado para a cofirmação do diagnóstico é pedir que o paciente se levante e depois se deite. O médico irá medir a pressão arterial nas duas situações e irá comparar os resultados. Caso aja mudanças significativas provavelmente o indivíduo sofre da condição.
Após a confirmação do caso o médico deve então partir para a busca da causa. Pessoas idosas estão mais propensas a sofrer do mal. A hipotensão postural é também mais frequente em mulheres do que em homens. Declínio cognitivo, inatividade, fraqueza nos músculos, história prévia de AVC, quedas frequentes, fraturas e o uso de certos medicamentos são outros fatores a serem levados em conta no momento da determinação da causa da hipotensão postural.
Geralmente esta é uma condição que pode ser facilmente tratada e os medicamentos ajudam a regular a qualidade de vida. Não há necessidade de se conviver com os transtornos e um médico deve ser procurado diante dos primeiros sinais.

Sintomas

Esta condição é provocada quando ocorre queda súbita de pressão sanguínea ao se ficar em posição ereta. Com a queda de pressão a visão fica embaçada e escurecida. A pessoa sente a impressão de que vai desmaiar, acaba perdendo o equilíbrio e cai. Idosos tendem a sofrer mais com hipotensão postural, o que gera preocupação, pois uma queda brusca nesta idade pode provocar sérios danos e fraturas.
Outros sintomas que quase sempre vem associado a esta condição são perda temporária de consciência e tonturas. Algumas pessoas também sentem enjoos e confusão mental. Portanto, podemos destacar como sinais de hipotensão postural os seguintes fatores:
  • Vertigem;
  • Perda do equilíbrio;
  • Enjoo;
  • Visão escurecida e embaçada;
  • Confusão mental;
  • Desmaios.
Diante destes sintomas é importante consultar um médico, especialmente se a pessoa for idosa. É preciso ficar atento para que não ocorram quedas e fratura de ossos, o que poderia ser consideravelmente prejudicial em certas situações.
HIPOTENSAO ORTOSTATICA

Prevenção

Diversas doenças como a diabetes e condições como a disautonomia podem levar à hipotensão postural, portanto hábitos saudáveis de vida e exames periódicos podem ajudar na detecção precoce de tal disfunção. O próprio envelhecimento é um dos principais fatores que leva a este problema, não havendo nesta situação muito o que se fazer. A dificuldade de retorno venoso começa a ficar cada vez maior com o passar da idade e algumas medidas podem ser adotadas com o intuito de diminuir os efeitos.
Exercícios devem ser estimulados, sempre levando em consideração os limites da idade. Treinos de marcha e de transferência postural precisam ser realizados. Além disto, outras intervenções podem ser feitas, por exemplo, trocar os pisos da casa por aqueles menos escorregadios, não utilizar calçados soltos na parte de trás dos pés, evitar deixar fios pelo caminho, não colocar tapetes na residência e manter a casa bem iluminada.

Tratamento

Pessoas diabéticas tendem a ter um prognóstico um pouco mais grave, entretanto, quando a causa da hipotensão postural é, por exemplo, a diminuição do volume de sangue, remédios em específico podem promover bons resultados. Quando a causa não permite um tratamento os sintomas são amenizados. Pessoas que sofrem deste mal devem também evitar permanecer imóveis por muito tempo ou colocarem-se em pé de forma brusca.
A acumulação de sangue nas pernas pode levar à hipotensão postural, para tanto o uso de meias elásticas costumam ser eficientes. O consumo de sal também pode ajudar a reverter o quadro, por isto recomenda-se utilizar, sempre com parcimônia, sal nas refeições. É importante conversar com um médico para que este diga exatamente a melhor abordagem, levando em consideração cada caso. Diante dos sinais não deixe de consultar um profissional, sua vida pode estar em jogo.
Fonte: http://www.saudemedicina.com/hipotensao-postural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário