segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mamografia Digital

Mamografia Digital
Apesar da importância do exame clínico periódico das mamas, inúmeros esforços têm sido direcionados para a detecção do câncer antes deste tornar-se palpável, sendo a Mamografia considerada o método mais eficaz no rastreamento do câncer em pacientes assmáticas.
A Mamografia é um exame que permite identificar nódulos, microcalcificações, assimetrias mamárias, distorções do parênquima, alteração da pele e das axilas.
Quanto mais cedo se descobrir o câncer de mama, melhores as possibilidades de cura. Por isso, o rastreamento mamográfico deve ser feito em todas as mulheres acima de 40 anos, mesmo aquelas que não apresentam smas. Este método é capaz de detectar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de cura e possibilitando um tratamento menos agressivo.
O exame mamográfico é efetuado por médica radiologista especialmente treinada para realizá-lo, constando de duas incidências básicas, obtidas de cada mama em diferentes posições.
Para se obter um exame de qualidade e que permita uma avaliação mais precisa das mamas é necessário que seja efetuada uma compressão das mamas para que o tecido mamário se espalhe a fim de definir com maior clareza qualquer alteração na sua estrutura interna.
Esta compressão, desde que realizada com os devidos cuidados, não causa danos internos ao tecido mamário. Porém, é natural que exista um desconforto durante o exame, uma vez que a glândula mamária é um órgão ricamente vascularizado e inervado, o que a torna altamente sensível ao toque.
Este exame deve ser realizado na primeira semana após a menstruação, quando a mama apresenta menor sensibilidade e existem menores chances de identificação de falsos-nódulos, ou seja de áreas de adensamento mamário, de aspecto transitório, que estão relacionadas à retenção de líquido, própria da segunda fase do ciclo menstrual.
A mamografia também é realizada em pacientes com próteses de silicone, sendo que estas pacientes devem submeter-se ao exame com a mesma periodicidade que pacientes sem prótese, com a finalidade de rastrear sinais iniciais do câncer de mama.
Para a realização da mamografia nestas pacientes existe técnica específica que permite a exposição da maior parte da mama, evitando que parte do parênquima mamário fique obscurecido pela prótese. Além disso, cuidados especiais são dedicados durante o exame para evitar excesso de compressão sobre as próteses.
Também a ultra-sonografia ou ecografia mamária desempenha papel importante na detecção do câncer de mama. É considerada principal método complementar da mamografia e pode acrescentar informações fundamentais para o diagnóstico do câncer.
Sua principal atuação se relaciona à capacidade em definir a natureza sólida ou cística de um nódulo inicialmente identificado na mamografia, o que permite a instituição de condutas mais adequadas e por vezes menos invasivas frente aos nódulos mamários.
A Ressonância Magnética tem-se mostrado método promissor no diagnóstico do câncer de mama e já tem sido utilizada como complemento da mamografia e da ultra-sonografia em casos duvidosos, demonstrando alta resolutividade.
Não se deve esquecer ainda da importância do auto-exame das mamas que deve ser realizado mensalmente, para que, diante da identificação de qualquer alteração, o médico seja acionado para esclarecimento, visando o diagnóstico da doença, seja pelo exame clínico, por biópsia ou por exames de imagem.

ExamesAMBCBHPMTUSS
Mamografia Convencional Bilateral32.08.005-04.08.08.03-34.08.08.03-3
Mamografia Digital Bilateral32.08.005-04.08.08.04-14.08.08.04-1
 
Fonte: http://www.cedav.com.br/exames.php?exa=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário