segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Angeíte granulomatosa e alérgica

Angeíte granulomatosa e alérgica
Sinonimo:
Doença de Churg-Strauss
A doença de Churg-Strauss (C-S) é uma vasculite sistêmica semelhante à poliarterite nodosa clássica, dela se diferenciando por: 
 
Importante envolvimento pulmonar com formação de granulomas com infiltração de eosinófilos no leito vascular e extra-vascular (também nos sítios de vasculite extra-pulmonar)
Aumento de eosinófilos no hemograma
Sinusite crônica
Asma grave
Asma e sinusite antecedem o quadro de vasculite por meses ou anos. A asma não costuma responder a tratamento convencional, sendo necessário uso de corticóide. O quadro pulmonar apresenta-se com escarro com sangue e dor pleural, sendo freqüente infecção bacteriana secundária. O controle de sinusite e/ou infecção pulmonar associada é muito importante para a estabilização da doença. Ambas são empecilho para o uso adequado de imunossupressão.
O tratamento pode ser iniciado somente com corticóide. Em casos resistentes, a associação prednisona/ciclofosfamida, nos moldes preconizados para poliarterite nodosa e adaptados à intensidade da doença, é o tratamento de escolha. Methotrexate pode ser usado como manutenção após estabilização.
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/reumatologia/angeite-granulomatosa-e-alergica





Nenhum comentário:

Postar um comentário