sexta-feira, 18 de julho de 2014

ARTERITE TEMPORAL

Arterite temporal

Definição

 
É uma doença em que as artérias ficam inchadas, estreitas, e às vezes completamente obstruídas. A doença recebe o seu nome porque muitas vezes afeta artérias na cabeça, especialmente a artéria temporal, mas pode ocorrer em qualquer artéria do corpo. Esta doença é também chamada de arterite de células gigantes.

É importante diagnosticar e tratar a doença o mais cedo possível, porque pode causar um acidente vascular cerebral ou perda súbita da visão.
 

Por que ocorre?

 
A causa da arterite temporal não é conhecida. Ela se desenvolve com mais frequência em pessoas com mais de 60 anos. As mulheres são mais afetadas do que os homens.
 

Quais são os sintomas?

 
A pessoa passa a se sentir mal e perde o apetite. Outros sintomas podem incluir:
 
Inchaço dos vasos sanguíneos do lado da testa;
Sensibilidade no escalpo;
dor na mandíbula ao mastigar, engolir ou falar;
cefaléia intensa (ou dores de cabeça que a pessoa nunca teve antes);
problemas de audição;
febre;
dores musculares e rigidez, especialmente na parte da manhã;
cansaço;
perda de peso;
problemas de visão, incluindo visão turva, visão dupla e cegueira.
 
Cerca de metade das pessoas que têm arterite temporal também tem polimialgia reumática (PMR). PMR é uma doença grave que provoca rigidez e dor nos músculos do pescoço, ombros, costas e quadris. Cerca de 10% a 15% das pessoas com PMR também arterite temporal.
  

Como é diagnosticada?

 
O medico deverá suspeita que uma pessoa tem arterite temporal se ela apresentar pelo menos 03 dos sintomas acima listados.

Os exames de sangue são mais importantes para verificar anemia e inflamação. A ESR (velocidade de hemossedimentação) detecta a inflamação. ESR mede o quão rápido as células vermelhas do sangue afundam em um tubo de ensaio. As pessoas que têm arterite temporal tendem a ter um ESR muito elevado.

Seu médico também vai provavelmente fazer uma biópsia, tendo 1 ou 2 amostras de tecido de sua artéria. A artéria escolhida na maioria das vezes é a artéria temporal, que passa próxima da orelha. Testes do tecido podem mostrar se a artéria está inflamada e se tem células gigantes ao longo de suas paredes. Estes são sinais de arterite temporal.


Como é tratada?

 
Para prevenir a cegueira, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível.
 
Esteroides, como a prednisona, podem aliviar os sintomas da arterite temporal rapidamente e, muitas vezes completamente. Muitos dos sintomas podem melhorar dentro de 24 horas depois de tomar a primeira dose de esteroides. O paciente pode e deve iniciar o tratamento imediatamente, pode até ser iniciado antes de ter a biópsia da artéria. Geralmente deve-se manter este medicamento por cerca de dois anos para que a doença seja curada. Algumas pessoas precisam tomar remédio por muitos anos.


Quanto tempo os efeitos duram?


Com o tratamento, a doença geralmente dura cerca de dois anos. Se os sintomas voltarem, o paciente poderá precisar de mais tratamentos.


Como se proteger da doença?
 

Seguir o plano escolhido pelo seu médico para o tratamento.
 
Contate o médico imediatamente se os sintomas voltarem, piorarem, ou se desenvolver sintomas novos, especialmente se houver alterações na visão.
 
Discutir os possíveis efeitos colaterais do medicamento com o médico. Comentar sobre qualquer efeito colateral que surgir.
 
Tradução revisada de: MD Consult: Temporal Arteritis: Patient Education 

Fonte: http://www.cfcp.com.br/a/index.asp?n=29643&lg=pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário