sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sonda na barriga (cistostomia)

Sonda na barriga (cistostomia)

Quem já viu alguém com uma sonda na barriga conectada a uma bolsa de urina certamente ficou pensando o motivo daquela situação. É denominada de cistostomia.
Quando o paciente não consegue urinar e a urina fica presa dentro da bexiga, normalmente é colocada uma sonda pelo pênis para extrair a urina. Se a sonda não consegue avançar pela uretra do pênis, a única alternativa para esvaziar a bexiga e aliviar o sofrimento do paciente é entrar na bexiga por um outro caminho, e o caminho mais curto é através do abdome acima do osso púbico.

Após anestesia local com auxílio de sedação anestésica, é feita uma pequena incisão através da qual é inserido um trocáter (semelhante aos furadores de coco) que vai até a bexiga. Por este trocáter é inserido uma sonda para dentro da bexiga e o balão existente na extremidade da sonda que fica dentro da bexiga é insuflado evitando que a sonda saia.

As principais causas da impossibilidade de sondar o paciente pela uretra são:
  1. Estenose de Uretra
  2. Trauma de Bacia com lesão grave da uretra
  3. Cálculo impactado dentro da uretra quando não é possível resolver o cálculo de imediato
  4. Próstatas muito volumosas
  5. Câncer avançado da próstata e da uretra
  6. Infecções graves do pênis e saco escrotal (síndrome de Fournier)
Para evitar infecções na pelo por onde a sonda entra e infecções urinárias, a cistostomia deve permanecer o mínimo de tempo possível nos casos em que é possível tratar de forma rápida a doença que provocou essa situação. Infelizmente, no Brasil, mesmo em casos simples e tratáveis como a estenose de uretra e o aumento da próstata, os pacientes do SUS permanecem por um longo período até conseguirem realizar a cirurgia para estes problemas permitindo a retirada da cistostomia.
Paciente submetido a uma cistostomia no Hospital de Trauma de João Pessoa devido estreitamento na uretra do pênis.
 Fonte: http://www.doutoraranha.com.br/blog/sonda-na-barriga-cistostomia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário