domingo, 22 de junho de 2014

Sequestro Pulmonar

Publicado em: 27/06/2007 


Sequestro Pulmonar 

 
Caso clínico:
Mulher de 29 anos, com alteração radiográfica em exame pré-admissional, seguido de investigação complementar com tomografia.

Comentário:
Nas imagens do caso, podem ser observados ramos arteriais originando-se na aorta e suprindo a área de alteração pulmonar, o que torna o diagnóstico de seqüestro mais provável.
O seqüestro pulmonar é definido como um segmento de pulmão não funcionante, que não apresenta comunicação com a árvore brônquica ou com as artérias pulmonares, recebendo o aporte sanguíneo de uma ou mais artérias sistêmicas, geralmente a partir da aorta torácica ou abdominal. Sua drenagem venosa ocorre através do sistema azigos, veias pulmonares ou VCI.
Uma das teorias propostas para sua etiologia apresenta explicações que tentam abranger as causas das maiores malformações broncopulmonares em conjunto. Ela propõe que a causa depende do crescimento e desenvolvimento relativos da árvore respiratória e dos vasos pulmonares. Desta maneira, os brotos pulmonares primitivos seriam alimentados por capilares da circulação sistêmica primitiva, porém com o crescimento pulmonar, estes vasos tenderiam a regredir e a circulação arterial pulmonar a tornar-se predominante. A interrupção deste processo em diferentes momentos e localizações durante o desenvolvimento fetal, resultaria em desenvolvimento anormal variável na região afetada, sendo uma das possibilidades o seqüestro pulmonar.
Os seqüestros podem ser classificados em intra ou extralobares. O seqüestro intralobar está contido no pulmão e é recoberto por pleura visceral. É intimamente conectado ao pulmão adjacente e se localiza no lobo inferior, na maioria dos casos. Esta anomalia geralmente contém ar em tecido pulmonar de aspecto cístico, ou níveis líquidos quando ocorrem infecções. Raramente apresenta outras malformações associadas. Já o seqüestro extralobar representa tecido pulmonar anormal circundado por tecido pleural próprio e separado do restante da pleura. Localiza-se geralmente na região torácica posterior sendo 90% das vezes à esquerda. É mais comum do que o seqüestro intralobar e pode estar associado a hérnia diafragmática, doenças congênitas cardíacas e malformação adenomatóide cística. Ha predominância no sexo masculino na taxa de 4:1.
A forma extralobar é mais comumente diagnosticada nos períodos pré-natal e neonatal, enquanto a forma intralobar geralmente é diagnosticada na infância.
Referências bibliográficas:
1.Barnes NA, Pilling DW. Bronchopulmonary foregut malformations: embryology, radiology and quandary. Eur Radiol 2003;13(12):2659-2673.
2.Berrocal T, Madrid C, Novo S, Gutierrez J, Arjonilla A, Gomez-Leon N. Congenital anomalies of the tracheobronchial tree, lung, and mediastinum: embryology, radiology, and pathology. Radiographics 2004;24(1):e17.
3.Corbett HJ, Humphrey GM. Pulmonary sequestration. Paediatr Respir Rev 2004;5(1):59-68.
Fonte: http://www.fleury.com.br/medicos/medicina-e-saude/casos-clinicos/Pages/sequestro-pulmonar.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário